Entenda o Curso Técnico Superior Profissional de Portugal

Entenda o Curso Técnico Superior Profissional de Portugal

Muito frequentemente recebemos dúvidas sobre os Cursos Técnicos Superiores Profissionais lecionados em Portugal, mais conhecido por CTeSP. E como funcionam esses cursos e quais áreas oferecem essa modalidade? Vamos explicar tudinho para você!

 

O que é um CTeSP?

Primeiramente, é importante entender que o Curso Técnico Superior Profissional é um ciclo de estudos de ensino superior com 2 anos letivos de duração.

O CTeSP confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. É considerado uma formação superior, ainda que não confira grau acadêmico.

 

Quais as vantagens?

Para algumas áreas, possibilita uma entrada mais rápida no mercado de trabalho.

As instituições devem incluir estágio de um semestre letivo, normalmente é o último. O estágio acontece em empresas e entidades que desenvolvem atividades profissionais. O que favorece, ainda mais, para ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, ao dar continuidade aos estudos, algumas instituições facilitam a entrada do estudante na Licenciatura, com dispensa das provas de ingresso (Exame Nacional ou ENEM) e equivalência de disciplinas tornando assim o acesso a graduação mais simples e a sua duração mais curta.

 

Quais são as formas de ingresso?

Já que mencionamos como vantagem, vamos falar melhor sobre como ingressar num CTeSP!

A regras para ingresso podem variar de acordo com a instituição de ensino. No entanto, de forma geral, é exigido a formação no Ensino Médio.

Por isso, entre os documentos estão: certificado de conclusão do Ensino Médio e documentos pessoais.

É necessário que seja feito a equivalência do ensino médio do Brasil, em Portugal. Lembramos que para esse processo os supletivos não são suficientes, uma vez que não são passíveis de reconhecimento, de acordo com as regras portuguesas. Veja nesta página como nossa equipe pode auxiliar para fazer a sua equivalência de diploma do Ensino Médio.

 

Mas, se a sua formação do Ensino Secundário foi em um supletivo, a alternativa seria a graduação com nota de ENEM já que algumas instituições para esses caso não exigem a equivalência. Fale com a nossa equipe para auxiliarmos!

Esteja atento ao edital da instituição de ensino de interesse, para não se perder nas particularidades.

A EduPortugal pode te auxiliar em todo o processo de candidatura! Veja as informações sobre a  Assessoria nas Candidaturas aqui.

 

Quais são os cursos disponíveis nessa modalidade?

Os cursos são nas áreas das de tecnologias, ciências econômicas e sociais, marketing digital, gestão comercial e mais. Veja aqui algumas opções de ofertas formativas das nossas instituições parceiras.

 

Importante destacar que cursos como cursos na área da saúde, engenharias e direito, não oferecem a possibilidade de Curso Técnico Superior Profissional.

 

As informações mais detalhadas podem ser obtidas juntamente às instituições de ensino, ou no site da DGES – Direção-Geral do Ensino Superior, ou mesmo com a nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.