Engineering students working in the lab a student is using a voltage and current tester another student in the background is using a 3D printer

Guia de Candidatura com Nota do ENEM | Como fazer

 

Fases das Candidaturas

O primeiro passo é conhecer o cronograma com as fases das candidaturas. Abaixo encontrará os prazos mais comuns para cada etapa dos processos seletivos nas universidades e politécnicos de Portugal.

IMPORTANTE: Este é apenas um Guia Geral. Algumas instituições podem ter prazos e passos diferentes. Consulte sempre o site da instituição escolhida para garantir que está seguindo os passos e os prazos corretos.

IMPORTANTE: Este é apenas um guia geral – algumas instituições podem ter diferentes prazos e passos. Consulte sempre os passos, requisitos e prazos do curso no site da instituição escolhida.

Cronograma Geral dos Processos Seletivos
<b style=”color: #70a83b; font-weight: inherit;”>Cronograma Geral dos
Processos Seletivos</b>
Consulte sempre o calendário da instituição que deseja estudar.

Recomendamos que o estudante brasileiro faça a sua candidatura já na 1a. fase para ter tempo hábil na obtenção do visto, legalização dos documentos, entre outros passos importantes para garantir a sua presença no início do ano letivo em Portugal que começa em Setembro.

O processo de candidatura é feito totalmente online, diretamente no site da instituição escolhida.

Apresentamos abaixo os passos gerais para candidatar-se a um curso de graduação com a nota do Enem de uma universidade ou politécnico:

Passos
  1. Verifique a taxa de canditura do curso no site da instituição de ensino escolhida;
  2. Verifique e certifique-se de que possui meios para pagar as taxas e propina do curso (valor anual);
  3. Verifique se atende aos requisitos de entrada antes de iniciar o processo;
  4. Submeta a sua canditura online com os documentos listados abaixo (e outros que a instituição solicitar) e aguarde o resultado.
Documentação necessária em formato digital
Documentação necessária em
formato digital
  1. Fotocópia do Passaporte
  2. Declaração de Honra, sob compromisso de honra, de que não possui nacionalidade portuguesa/europeia nem está abrangido por nenhuma das condições que, de acordo com o Estatuto do Estudante Internacional, não lhe confiram a condição de Estudante Internacional (asssinada e datada). Caso possua alguma nacionalidade europeia, não poderá utilizar a sua nota do ENEM como acesso às licenciaturas em Portugal, pois este é um benefício exclusivo do Estudante Internacional, ou seja, cidadãos com nacionalidades de países fora da Europa.
  3. Declaração com as notas obtidas no ENEM;
  4. Diploma do Ensino Médio e histórico acadêmico com indicação da aprovação e nota média.

A candidatura online será considerada válida somente após o pagamento da taxa de candidatura.

Geralmente a confirmação de candidatura online é enviada por email e/ou pode ser confirmada no site da instituição.

Após o período de seleção, os candidatos serão informados por email do resultado final da candidatura.

Fui aprovado! E agora?

Agora siga os passos da instituição para efetuar o pagamento da matrícula e receber a sua Carta de Aceitação (confirmação de matrícula). Com este documento você está pronto para alugar a sua acomodação em Portugal, solicitar o seu visto para fins de estudo e legalizar os documentos com Apostilha de Haia.

Para facilitar a sua vida e ajuda-lo na organização da sua viagem, em breve disponibilizaremos um checklist com o passo a passo do que fazer.

DICA: Caso haja qualquer atraso no visto e/ou alteração nos estudos por força maior, é importante informar, com antecedência, e enviar os respectivos comprovantes da situação à secretaria da instituição.

DICA: Caso haja qualquer atraso no visto e/ou alteração nos estudos por força maior, é importante informar, com antecedência, e enviar os respectivos comprovantes da situação à secretaria da instituição.