Science research and technology concept - Scientist holding tablet computer with scientific instrument microscope and chemical test tube in lab background.

Guia de Candidatura para Doutorado | Como fazer

 

Fases das Candidaturas

O primeiro passo é conhecer o cronograma com as fases das candidaturas. Abaixo encontrará os prazos mais comuns para cada fase dos processos seletivos nas universidades portuguesas.

IMPORTANTE: Este é apenas um Guia Geral – algumas instituições podem ter prazos e passos diferentes. Consulte sempre os passos, requisitos e prazos do curso no site da instituição escolhida.

IMPORTANTE: Este é apenas um guia geral – algumas instituições podem ter diferentes prazos e passos. Consulte sempre os passos, requisitos e prazos do curso no site da instituição escolhida.

Cronograma Geral dos Processos Seletivos
Cronograma Geral dos
Processos Seletivos

O processo de candidatura é feito totalmente online, diretamente no site da instituição escolhida.

Apresentamos abaixo os passos gerais para candidatar-se a um curso de doutorado de uma universidade:

Passos
  1. Verifique a taxa de canditura do curso no site da instituição de ensino escolhida;
  2. Verifique e certifique-se de que possui meios para pagar as taxas e propina do curso (valor anual);
  3. Verifique se atende aos requisitos de entrada antes de iniciar o processo;
  4. Submeta a sua canditura online com os documentos listados abaixo (e outros que a instituição solicitar) e aguarde o resultado.
Documentação necessária em formato digital
Documentação necessária
em formato digital
  1. Fotocópia do Passaporte
  2. Diploma do Mestrado (*);
  3. Histórico Escolar do Mestrado (*);
  4. Curriculum Vitae com data e assinatura;
  5. Pré-Projeto de Tese ou Artigos Científicos Publicados (podem ser opcionais ou não, de acordo com a universidade pretendida)
Enviei os meus documentos online. E agora?
Enviei os meus
documentos online. E agora?

Aguarde o contato da instituição de ensino para agendamento da entrevista com o(a) coordenador(a) do curso escolhido. Esta entrevista pode ser feita pessoalmente ou por skype.

Ao final da entrevista, que é feita na língua que o curso será ministrado, você poderá esclarecer eventuais dúvidas sobre o curso diretamente com o(a) coordenador(a).

O Conselho Científico deliberará sobre a admissão dos candidatos propostos pela Direção de Curso.

O resultado da sua aceitação para o curso de doutorado geralmente é enviado por email, com as instruções para efetuar o pagamento da matrícula.

Fui aprovado para cursar o Doutorado. E agora?
Fui aprovado para cursar
o Doutorado. E agora?

Siga os passos citados no email da instituição para efetuar o pagamento da matrícula. Após receber a sua Carta de Aceitação (confirmação de matrícula), você estará pronto para alugar a sua acomodação, solicitar o seu visto para fins de estudo e legalizar os documentos (*) com a Apostilha de Haia.

DICA: Caso haja qualquer atraso no visto e/ou alteração nos estudos por força maior, é importante informar, com antecedência, e enviar os respectivos comprovantes da situação à secretaria da instituição.

DICA: Caso haja qualquer atraso no visto e/ou alteração nos estudos por força maior, é importante informar, com antecedência, e enviar os respectivos comprovantes da situação à secretaria da instituição.