Entenda o Curso Técnico Superior Profissional de Portugal
Tópicos deste artigo:
Curso Técnico Superior Profissional em Portugal: entenda as vantagens e diferenças
Muito frequentemente recebemos dúvidas sobre os Cursos Técnicos Superiores Profissionais lecionados em Portugal, mais conhecido por CTeSP. E como funcionam esses cursos e quais áreas oferecem essa modalidade? Vamos explicar tudinho para você!
O que é um CTeSP – Curso Técnico Superior Profissional?
Primeiramente, é importante entender que o Curso Técnico Superior Profissional é um ciclo de estudos de ensino superior com 2 anos letivos de duração.
Se quiser comparar com o ensino no Brasil, este curso é o mesmo que um diplomado em Tecnólogo de uma universidade no Brasil.
O CTeSP confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. É considerado uma formação superior, ainda que não confira grau acadêmico.
Quais as vantagens?
Para algumas áreas, o curso técnico superior profissional (CTESP) possibilita uma entrada mais rápida no mercado de trabalho, uma vez que possui disciplinas mais práticas do que os cursos de licenciaturas com duração de 3 ou 4 anos, por exemplo.
As instituições devem incluir estágio de um semestre letivo, normalmente é o último. O estágio acontece em empresas e entidades que desenvolvem atividades profissionais. O que favorece, ainda mais, para ingressar no mercado de trabalho.
Além disso, ao dar continuidade aos estudos, algumas instituições facilitam a entrada do estudante na Licenciatura, com dispensa das provas de ingresso (Exame Nacional ou ENEM) e equivalência de disciplinas tornando assim o acesso a graduação mais simples e a sua duração mais curta.
Se optar por seguir para uma licenciatura na mesma área do seu diploma de CTESP, poderá ter o benefício de redução a sua licenciatura (graduação) em 1 ano. Por exemplo: se você fez um CTESP em Redes e Sistemas Informáticos e seguir para a Licenciatura em Engenharia Informática, poderá ter a redução de 3 para 2 anos. E depois, seguirá para o Mestrado.
Por outro lado, geralmente, não é possível fazer um CTESP e concorrer diretamente a um Mestrado, sem passar antes por uma Licenciatura.
Quais são as formas de ingresso?
Já que mencionamos como vantagem, vamos falar melhor sobre como ingressar num CTeSP!
A regras para ingresso podem variar de acordo com a instituição de ensino. No entanto, de forma geral, é exigido a formação no Ensino Médio.
Por isso, entre os documentos estão: certificado de conclusão do Ensino Médio e documentos pessoais.
É necessário que seja feito a equivalência do ensino médio do Brasil, em Portugal. Lembramos que para esse processo, os supletivos feitos no Brasil não são suficientes, uma vez que não são passíveis de reconhecimento, de acordo com as regras portuguesas.
Veja nesta página como nossa equipe pode auxiliar para fazer a sua equivalência de diploma do Ensino Médio.
Mas, se a sua formação do Ensino Secundário foi em um supletivo, a alternativa seria a graduação com nota de ENEM já que algumas instituições para esses caso não exigem a equivalência. Fale com a nossa equipe para auxiliarmos!
Esteja atento ao edital da instituição de ensino de interesse, para não se perder nas particularidades.
A EduPortugal pode te auxiliar em todo o processo de candidatura! Veja as informações sobre a Assessoria nas Candidaturas aqui.
Quais são os cursos disponíveis nessa modalidade?
Os cursos são nas áreas das de tecnologias, ciências econômicas e sociais, marketing digital, gestão comercial e mais. Veja aqui algumas opções de ofertas formativas das nossas instituições parceiras.
Importante destacar que cursos como cursos na área da saúde, engenharias e direito, não oferecem a possibilidade de Curso Técnico Superior Profissional.
As informações mais detalhadas podem ser obtidas juntamente às instituições de ensino, ou no site da DGES – Direção-Geral do Ensino Superior, ou mesmo com a nossa equipe!