Por que muitos brasileiros perdem vagas de estudo em Portugal?
Estudar em Portugal sem tornou uma opção muito procurada pelos brasileiros. A proximidade da língua e o reconhecimento dos cursos a nível mundial, são as principais justificativas.
Entretanto, o que, muitas vezes, não é levado em consideração, são os processos. São diversos documentos solicitados pelas instituições portuguesas, muitos deles com obrigatoriedade de fazer o Apostilamento de Haia. Há prazos que precisam ser cumpridos, taxas e muitos mais.
Além disso, mesmo que a língua seja bastante parecida, há diversas expressões com sentidos completamente diferentes, e que são ditas pelos portugueses e não compreendidas pelos brasileiros, ou vice-versa.
E, considerando as consequências dessas dificuldades, a EduPortugal busca auxiliar os brasileiros interessados em estudar em Portugal, com o apoio e todas as instruções necessárias em todo o processo.
Independentemente do curso, grau ou instituição de ensino, todas as fases do processo são de grande importância e eliminatórias. Podemos usar como exemplo, um dado colhido recentemente.
Para estudar Doutorado em uma instituição localizada na região norte de Portugal, em um curso na área de Gestão e Economia, havia 20 candidatos brasileiros. Destes, 11 foram reprovados, devido à documentação, incorreta ou incompleta. Sendo que o candidato que ficou em 1º lugar, foi instruído pela EduPortugal.
Portanto, é importante estar atento a cada fase do processo, a todas as solicitações da instituição e entender todos os termos usados. Um documento que é apostilado de forma desnecessária ou incorreta gera custo a mais ao candidato. Ou ainda, documentos incorretos ou enviados fora do prazo, podem gerar a desclassificação.
Se está com dúvidas ou tem interesse em estudar em Portugal, entre em contato com nossa equipe e evite transtornos ao dar um grande passo em sua carreira.