Validar o diploma, pedir Equivalência ou Registra-lo em Portugal?

Validar o diploma, pedir Equivalência ou Registra-lo em Portugal?

Validar o diploma, pedir Equivalência ou Registra-lo em Portugal?

Estas três situações deixam muitos brasileiros confusos quando pensam em vir para Portugal. Vamos então esclarecer as diferenças e quando é necessário realizar cada uma destas situações:

 

Validação de Diploma do Brasil em Portugal – Graduação, Mestrado e Doutorado

O seu diploma brasileiro de qualquer grau superior precisa ser validado, ou seja, legalizado em Portugal para efetuar matrículas em instituições portuguesas. Por exemplo, se quiser fazer um mestrado, a instituição pedirá que o seu certificado (diploma) de graduação superior seja legalizado. Se quiser fazer um doutorado, a instituição pedirá o certificado (diploma) do seu mestrado no Brasil. Para que o seu diploma seja aceito em Portugal, é necessário fazer a legalização através da Apostilha de Haia. Clique no link e descubra em detalhes como fazer este processo nos cartórios do Brasil.

 

Equivalência do Diploma do Brasil em Portugal – Apenas para Graduação

É importante informar que, para os estudantes brasileiros, a equivalência (ou reconhecimento de grau, como também é chamado) só pode ser feita para a graduação. No caso de mestrado ou doutorado, é necessário fazer o Registro citado no próximo item.

 

A equivalência é um processo através do qual a qualificação acadêmica estrangeira é comparada a uma qualificação portuguesa, relativamente ao grau, à duração e ao conteúdo programático, sendo também fixada a área científica da equivalência concedida, ou seja, é preciso avaliar o seu diploma, histórico escolar e ementa de cada disciplina cursada.

 

Para fazer o Reconhecimento/Equivalência você precisa entrar em contato com qualquer instituição de ensino superior que lecione a graduação que é formado(a) e buscar informações sobre procedimentos, valores e outros.

 

É preciso encontrar um curso que tenha sua ementa o mais próximo possível da sua formação no Brasil. E mais um detalhe: aqui em Portugal, não existe a diferença entre Licenciatura e Bacharelado.

 

Se você precisar de ajuda para encontrar as instituições de ensino que possuem o grau que se formou, fale com o EduPortugal que o ajudaremos nessa questão.

 

Onde Solicitar: Nas Universidades Públicas e/ou Politécnicos Públicos em Portugal

 

Custo da Equivalência: Em média, o preço cobrado é de mais ou menos € 450 e pode levar até 6 meses para a conclusão do processo que pode ou não ser aprovado.  Em grande parte das universidades portuguesas públicas você paga 30% quando solicita o processo e os outros 70% do valor quando for retirar o documento.

 

Equivalência de Diploma do Ensino Médio

Para solicitar a equivalência do seu diploma do ensino médio, o processo é bem simples e gratuito.

 

Registro do Diploma do Brasil em Portugal – Mestrado e Doutorado

O registro do diploma também é uma maneira de de reconhecer o seu grau acadêmico e, geralmente, é mais rápido para se fazer. O registro pode ser feito na DGES – Direção-Geral do Ensino Superior, mas apenas para cursos de mestrado ou doutorado.

Saiba os documentos necessários e o horário de atendimento do DGES clique aqui.

Atenção: Antes de registrar, é importante tornar os documentos válidos em Portugal, e para isto aplica-se também a Apostilha de Haia.

 

Se você pretende fazer um doutorado em Portugal, também poderá solicitar o registro do seu diploma de mestre diretamente na universidade que pretende estudar.

 

Custo do Registro: € 26,90* na DGES. Este valor corresponde ao ano de 2017 e pode ser reajustado anualmente.

 

Tempo Aproximado: 1 (um) mês.

reconhecer diploma em portugal

Reconhecimento Profissional para o Exercício da Função em Portugal

Primeiro, tenha em mente que a validação/equivalência/registro acadêmico é uma coisa e o reconhecimento profissional é outra.

 

Com relação ao reconhecimento profissional em Portugal, dependendo da sua área de atuação, é preciso solicitar uma autorização junto a ordens e ministérios de cada formação para que possa exercer a sua profissão legalmente.

 

Veja se a instituição que se relaciona com a sua profissão consta na lista abaixo. Entre em contato e solicite a lista de documentos necessários para fazer o seu reconhecimento profissional.

 

Esteja atento que não são todas as profissões que oferecem esse reconhecimento e algumas exigem uma nova formação ou atualização para o exercício profissional em Portugal.

 

Administração Central do Sistema da Saúde
Câmara dos Solicitadores | Profissionais: Despachantes
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público
Direção-Geral da Administração Escolar
Instituto de Formação Turística
Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Instituto Português do Desporto e Juventude | Profissionais: Educação Física
Ordem dos Advogados
Ordem dos Arquitetos
Ordem dos Biólogos
Ordem dos Economistas
Ordem dos Enfermeiros
Ordem dos Engenheiros
Ordem dos Engenheiros Técnicos
Ordem dos Farmacêuticos
Ordem dos Médicos
Ordem dos Médicos Dentistas
Ordem dos Médicos Veterinários
Ordem dos Notários

Ordem dos Psicólogos
Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas | Profissionais: Contadores
Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
Comissão da Carteira Profissional de Jornalista
Associação Nacional de Bioquímicos

Associação dos Profissionais de Serviço Social

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *