Reconhecimento de Diploma em Portugal

Reconhecimento de Diploma em Portugal

Reconhecimento de Diploma em Portugal

Para atuar em diversas profissões, ou para dar prosseguimento em algumas áreas de estudo, o Reconhecimento de Diploma pode ser necessário em Portugal. Saiba qual tipo é necessário para cada caso.

 

Existem três tipos de reconhecimento:

 

Reconhecimento Automático:

Para as universidades brasileiras, é usado apenas para mestrado e doutorado. Reconhece genericamente um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses.

 

Reconhecimento de Nível:

Busca, através de uma comparação individualizada com o ensino superior estrangeiro, reconhecer um grau acadêmico ou diploma de ensino superior português correspondente. Este apenas atesta o grau de Licenciatura, Mestrado ou Doutorado.

 

Reconhecimento Específico:

Permite reconhecer um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro idêntico a um grau acadêmico ou diploma de ensino superior português. É realizado através de uma análise minuciosa, em que se considera o nível, duração e conteúdo programático. O reconhecimento específico é necessário, em diversas áreas, para exercer a profissão legalmente em Portugal.

 

Algumas universidades brasileiras possuem acordos com instituições portuguesas, em que o aluno tem a possibilidade de solicitar duplo diploma junto à secretaria da universidade, o que poderia facilitar o processo. Mas não altera o prazo de resposta.

 

Para qualquer tipo de reconhecimento de diploma em Portugal, o prazo oficial é de até 90 dias úteis, sendo necessário o pagamento de uma taxa, que pode variar de instituição para instituição.

 

É importante saber que a palavra final é sempre da instituição. E pode ser de aprovação da equivalência (deferir), ou pedir para cursar algumas disciplinas faltantes (deferir condicionalmente), ou ainda  rejeitar a equivalência (indeferir), quando as unidades curriculares excedem o limite de 60 ECT’s previsto na lei portuguesa.

 

Caso tenha interesse em fazer a sua equivalência, a EduPortugal tem uma equipe especializada que poderá fazer isso por você, entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *