Dicas e mudanças na prova do ENEM 2020

Dicas e mudanças na prova do ENEM 2020

Dicas e mudanças na prova do ENEM 2020

No próximo domingo, dia 17 de janeiro de 2021, começam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o maior exame do país. Então, prepare-se e fique atento às dicas e às mudanças da prova do ENEM 2020!

 

Contudo, além da mudança no mês de realização das provas, devido à pandemia da COVID19, para este ENEM, a novidade é a prova no formato digital.

 

Cronograma ENEM 2020:

17 de Janeiro de 2021 – Realização da Prova ENEM impresso – 1º dia;
24 de Janeiro de 2021 – Realização da Prova ENEM impresso – 2º dia;
31 de Janeiro de 2021 – Realização da Prova ENEM Digital – 1º dia;
07 de Fevereiro de 2021 – Realização da Prova ENEM Digital – 2º dia;
23 3 24 de Fevereiro de 2021 –  ENEM PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação;
29 de Março de 2021 – Divulgação do Gabarito (impresso e digital):
24 de Abril de 2021 – Divulgação dos resultados.

 

O ENEM Digital é no formato informatizado da prova em papel. Porém, as provas acontecem em computadores disponibilizados para este fim, em locais específicos. Ou seja, não é a prova não pode ser feita em um computador próprio. A princípio, nesta primeira edição da Prova Digital, a redação continuará no formato de papel.

 

O formato digital será realizado pela primeira vez neste ano, mas a previsão é que as provas sejam 100% digitais até 2026.

 

Importância da Prova:

As notas da prova do ENEM podem ser usadas para ingresso nas universidades brasileiras, públicas ou privadas, ou podem também, ser usadas em Portugal.

 

Dessa forma, um dos processos seletivos para ingresso nas instituições de ensino superior portuguesas é realizado através do ENEM, para quem tem a nacionalidade brasileira, através do Estatuto do Estudante Internacional.

 

Cada instituição tem a nota mínima exigida, sendo que as mais conceituadas, exigem notas mais altas.

 

Portanto, esteja preparado para o maior exame educacional do país! Seja para estudar no Brasil ou no exterior. E a EduPortugal te ajudará nesta preparação.

 

Dicas para uma boa prova do ENEM:

Primeiramente, é importante lembrar que a preparação para as provas do ENEM se inicia muito tempo antes do dia da prova. É imprescindível que haja uma programação para os estudos, a fim de que toda a matéria seja vista e tenha tempo suficiente para fazer simulados.

 

Os simulados de prova ajudam ao candidato perceber suas maiores dificuldades, além de ter uma boa noção do tempo gasto para fazer cada questão.

 

No entanto, esta altura é momento de preparar tudo o que será necessário levar no dia da prova e, principalmente, se tranquilizar para não estar tenso para o exame.

 

O que levar para a prova do ENEM?

Máscara de Proteção. Ainda estamos em uma pandemia, portanto, o uso da máscara é obrigatório!

 

Documento de identificação original com foto. Somente serão aceitos documentos originais e com validade! Cópias mesmo que autenticadas, fotos em celular, documentos vencidos ou documentos sem foto podem ser rejeitados e você não poderá fazer o exame. Acesse o edital oficial, Enem impresso e Enem Digital, e veja toda a documentação aceita e não aceita.

 

Caneta preta de material transparente. Lembre-se que canetas de outras cores, mesmo as azuis, são proibidas. Isso é devido ao leitor ótico do cartão de respostas, que só identifica a cor preta. Portanto, esteja preparado e leve uma caneta a mais para imprevistos.

 

Alimente-se bem. O tempo de prova é longo e são muitas horas fora de casa. Portanto, tome um bom café da manhã, e se puder almoce algo leve.

 

Sobretudo, o candidato tem permissão de levar o seu lanche para a prova. Opte por lanches leves e fáceis de comer, para não tomar o seu tempo. Barra de cereal, frutas, amêndoas e castanhas são boas opções. Por outro lado, salgadinhos, normalmente, têm muito sal e podem provocar muita sede, o que irá atrapalhar mais do que ajudar. Leve sua garrafa de água, mantenha-se hidratado e não faça jejum.

 

Se atente ao horário de abertura dos portões – 12h horário de Brasília, e se prepare para chegar com antecedência. O horário é o mesmo para as provas impressas e digitais.

 

Então, lembre-se que podem ocorrer imprevistos, como trânsito, acidente e outros! Os portões fecham, impreterivelmente, às 13h. As informações sobre os horários constam no seu Cartão de Confirmação de Inscrição do ENEM.

 

Faça uma boa prova e venha estudar em Portugal!

Entre em contato com nossa equipe e saiba tudo o que precisa para utilizar sua nota do ENEM para ingressar nas instituições de ensino de Portugal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa newsletter


Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook