Ciências Farmacêuticas

logo ualg institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UAlg
ID:
MI
CREDITOS:
300

Instituições de Ensino:

Endereço

Estr. da Penha 139, 8005-139 Faro   Ver mapa

Categorias

Mestrado Integrado

Apresentação do curso

O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas é o único curso académico que conduz à profissão de farmacêutico. A prática desta profissão está enraizada na sociedade há séculos, sendo o farmacêutico a peça central no estudo, produção e dispensa do medicamento. Para esse efeito, o ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas orienta os estudantes para as áreas base da Química e Biologia, fazendo a interligação destas ciências com a Medicina e a Farmácia. Para além de uma forte formação de base, o curriculum incorpora também formação aplicada à prática farmacêutica, desde a tecnologia farmacêutica, passando pela gestão, até aos cuidados farmacêuticos.

A atividade farmacêutica, nos seus diversos setores, apresenta uma profissão de elevada importância e responsabilidade social, dinâmica, e estimulante profissional e intelectualmente. Dados da empregabilidade produzidos pela Ordem dos Farmacêuticos no ano de 2012, apontam para uma empregabilidade de 84%, sendo que em 85% dos profissionais, o tempo de procura de emprego foi inferior a três meses. [1]
O farmacêutico é uma atividade com um longo passado mas principalmente com um promissor futuro, na fronteira da inovação científica e na prática e disseminação de melhores cuidados de saúde.

 

Objetivos e Competências

O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas visa a preparação de profissionais de saúde com um amplo conhecimento científico, que pela sua transversalidade lhes confere competências para atuar nas diversas áreas associadas ao medicamento, às análises clínicas ou à investigação.
Um Mestre em Ciências Farmacêuticas fica habilitado para agir em qualquer fase do ciclo do medicamento desde a sua investigação e processo de fabrico, até à sua dispensa ao doente.
Em particular, os profissionais com esta formação ficam habilitados para o exercício exclusivo das atividades que integram o Ato Farmacêutico (Decreto-Lei n.º 288/2001).

Saídas Profissionais

A atividade farmacêutica pela sua longa tradição, enquadramento legal, e transversalidade de conhecimentos dos Mestres em Ciências Farmacêuticas estende-se por várias áreas, normalmente associadas ao medicamento mas também fora destas.
As principais incluem:

– Análises (clínicas, toxicológicas, químicas e biológicas);
– Farmácia de oficina;
– Farmácia hospitalar;
– Industria;
– Distribuição grossista;
– Ensino;
– Investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.