Ensino Secundário? Mestrado Integrado? Doutoramento? Entenda alguns termos do Sistema Educacional em Portugal

Ensino Secundário? Mestrado Integrado? Doutoramento? Entenda alguns termos do Sistema Educacional em Portugal

 

O primeiro passo para quem pretende estudar em Portugal começa com a busca do curso desejado. No entanto, em função da proximidade da língua, é comum confundir alguns termos utilizados em terras lusitanas.

 

Ensino Secundário = Ensino Médio

Para quem pretende candidatar-se ao curso superior, principalmente os estudantes com cidadania europeia que terão que fazer o Exame Nacional, o primeiro termo encontrado é o Ensino Secundário.

O Ensino Secundário em Portugal, que abrange o 10º, 11º e 12º ano, corresponde ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio no Brasil. Para essas pessoas a equivalência do diploma do ensino médio é necessária.

 

Licenciatura ou Mestrado Integrado?

No momento de escolha da faculdade, outros termos surgem e podem atrapalhar o processo decisório, como Licenciatura e Mestrado Integrado.

A Licenciatura, diferente do Brasil, não são cursos voltados para o ensino, isto é, para quem pretende dar aulas, mas corresponde a cursos de graduação. Estes, normalmente tem a duração média de 3 anos e algumas áreas específicas de 4 anos, como nas áreas de saúde e direito, por exemplo.

O Mestrado Integrado por sua vez, talvez seja o que causa maior confusão de entendimento entre os brasileiros. Esse curso é a junção da Licenciatura com o Mestrado e tem a duração de 5 anos, ou seja, compreende 3 anos de licenciatura + 2 anos de mestrado e de forma direta.

Ingressar em um Mestrado Integrado garante que ao final do curso o estudante obtenha o grau de Mestre.

Este diploma é obrigatório para exercer certas profissões em Portugal e em toda a comunidade europeia, como é o caso de Psicologia, Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Medicina, Arquitetura, Engenharias, entre outros.

 

Posso escolher entre fazer Licenciatura ou Mestrado Integrado?

Não, pois quem define tal oferta formativa é a universidade. Já há um movimento de extinção dos mestrados integrados em Portugal. Desta forma, as universidades estão a desdobrar as formações com o objetivo de melhorar a oferta formativa e atrair mais estudantes — sobretudo internacionais.

A vantagem do Mestrado Integrado é não ter que passar novamente por um processo seletivo. Ao passo que se ingressar apenas para Licenciatura, e estiver cursando para profissões que exigem o Mestrado, deverá candidatar-se a este 2º ciclo após concluir a licenciatura. Esta é a nova mudança que está ocorrendo desde 2021.

 

Doutorado ou Doutoramento?

Em Portugal, dá-se o nome de doutorado a quem tem já possui o título, portanto, o curso deste nível é chamado de doutoramento.

O curso de doutoramento em Portugal pode ser feito de forma presencial ou b-learning (misto entre presencial e online). Há alguns cursos de doutoramento que são feitos integralmente em e-learning, sendo a defesa da tese de doutorado feita presencialmente.

Os cursos de pós-doutoramento também existem em Portugal com uma flexibilidade bastante maior, uma vez que somente neste tipo de curso é possível realizar, por exemplo, somente a parte do estágio em Portugal e todo o restante feito à distância.

Veja todas essas informações, de forma simples, no infográfico abaixo e compartilhe com seus amigos!

Infográfico EduPortugal eduportugal

Continuou com dúvida? Entre em contato com nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.