Ensino Secundário? Mestrado Integrado? Doutoramento? Entenda alguns termos do Sistema Educacional em Portugal

Ensino Secundário? Mestrado Integrado? Doutoramento? Entenda alguns termos do Sistema Educacional em Portugal

Ensino Secundário? Mestrado Integrado? Doutoramento? Entenda alguns termos do Sistema Educacional em Portugal

 

O primeiro passo para quem pretende estudar em Portugal começa com a busca do curso desejado. No entanto, em função da proximidade da língua, é comum confundir alguns termos utilizados em terras lusitanas.

 

Para quem pretende candidatar-se ao curso superior, principalmente os estudantes com cidadania europeia que terão que fazer o Exame Nacional, o primeiro termo encontrado é o Ensino Secundário.

 

O Ensino Secundário em Portugal, que abrange o 10º, 11º e 12º ano, corresponde ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio no Brasil. Para essas pessoas a equivalência do diploma é necessária.

 

Licenciatura ou Mestrado Integrado?

No momento de escolha da faculdade outros termos surgirão e poderão atrapalhar o processo decisório, como Licenciatura e Mestrado Integrado.

 

A Licenciatura, diferente do Brasil, não são cursos voltados para o ensino, isto é, para quem pretende dar aulas, mas corresponde a cursos de graduação. Estes, normalmente tem a duração média de 3 anos e algumas áreas específicas de 4 anos, como nas áreas de saúde e direito.

 

O Mestrado Integrado por sua vez, talvez seja o que causa maior confusão de entendimento entre os brasileiros. Esse curso é a junção da Licenciatura com o Mestrado e tem a duração total de 5 anos, ou seja, ingressar em um Mestrado Integrado garante que ao final do curso o estudante obtenha o grau de Mestre.

 

Este diploma é obrigatório para exercer certas profissões legalmente em Portugal e em toda a comunidade europeia, como é o caso de Psicologia, Medicina Dentária, Medicina Veterinária, Medicina, Arquitetura, Engenharias, entre outros.

 

A vantagem do Mestrado Integrado é não ter que passar novamente por um processo seletivo. Ao passo que se ingressar apenas para Licenciatura, e estiver cursando para profissões que exigem o Mestrado, deverá candidatar-se a este novo ciclo após concluir a Licenciatura.

 

Uma última curiosidade é com relação ao Doutorado, que aqui em Portugal é chamado de Doutoramento. Doutorado é chamado o estudante que concluiu o Doutoramento.

 

Veja todas essas informações, de forma simples, no infográfico abaixo e compartilhe com seus amigos!

 

Continuou com dúvida? Entre em contato com nossa equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *