Como Encontrar uma Acomodação em Portugal?

Como Encontrar uma Acomodação em Portugal?

Como Encontrar uma Acomodação em Portugal?

Você acaba de receber a sua confirmação de matrícula numa instituição portuguesa? Parabéns! Então chegou a hora de encontrar uma acomodação ou alojamento como os portugueses dizem. Principalmente porque esse é um dos requisitos para que você solicite o visto de estudante no Consulado de Portugal no Brasil.

 

Primeiro você deve saber que alugar um quarto ou apartamento, em Portugal, chama-se arrendar. Portanto, além do valor do aluguel (arrendamento) você deve levar em consideração a localização e o tipo de imóvel que pretende alugar.

 

Analise bem a localização e a distância que estará da instituição de ensino, pois isto envolverá outras despesas com transportes públicos e também o seu tempo durante os trajetos diários casa-faculdade.

 

No quesito transporte público, em Setembro de 2017, entrou em vigor novos descontos para o passe Sub23, o que ajuda o universitário a economizar.

 

Lisboa é a cidade mais cara para se estudar, pelo menos no quesito aluguel dos quartos para universitário. As opções são mais caras do que outras cidades do país e, por vezes, sem grandes condições. Portanto, muito cuidado ao alugar um quarto em Portugal estando no Brasil. É importante uma visita ao local e uma análise se o quarto oferece condições ideais para estudar. Conte com a ajuda do EduPortugal. Fale com a gente para não cair numa roubada.

 

Onde Pesquisar Online?

Poderá pedir ajuda na própria instituição de ensino  – secretaria acadêmica, uma vez que eles possuem muitos acordos e têm esta prática de ajudar, principalmente os alunos internacionais, a conseguir acomodação nas proximidades do campus.

Outra opção é recorrer à Associação de Estudantes da instituição de ensino.

Visite ainda o site da Uniplaces que é uma startup portuguesa de arrendamento universitário conhecida na Europa.

 

Devo alugar uma residência universitária, um quarto ou uma casa/apartamento?

Tudo depende da sua disponibilidade financeira. As residências universitárias são a opção mais econômica, mas a prioridade é sempre para os alunos portugueses, sendo reservada uma pequena parte para os alunos internacionais, o que aumenta a concorrência, principalmente nas cidades mais procuradas como Porto, Lisboa e Coimbra. Neste caso, deverá falar diretamente com a sua instituição de ensino portuguesa para saber da disponibilidade, condições, valores e processo de candidatura às residências. As residências podem ser masculinas, femininas ou mistas e têm número limitado de vagas. 

Pode ainda optar por alugar um quarto ou até mesmo um apartamento ou casa (moradia) e depois formar um grupo de amigos para dividir as despesas.

Caso opte por alugar (arrendar) uma casa/apartamento (moradia)  com a intenção de dividir as despesas e não tenha encontrado ninguém conhecido, pode sempre colocar um anúncio na sua instituição de esnino, por exemplo, junto à Associação de Estudantes, indicando o perfil procurado e as condições do aluguel (arrendamento).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *