eduportugal_banner_site_5

Como funcionam as Bolsas de Estudos em Portugal?

Em Portugal, todas as universidades são pagas, independente de serem públicas ou particulares.

A diferença é que o estudante com nacionalidade europeia, que ingressar para instituição superior pública, pagará uma propina (valor anual) subsidiada pelo governo português.

Já o estudante internacional paga o valor da propina (valor anual) normal, independente de ser uma instituição pública ou particular. E, sensíveis a esta situação, muitas universidades concedem algumas bolsas de estudos, concedendo descontos ao estudantes internacionais. As mais comuns são:

  • Bolsa da CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa): esta bolsa de estudos é automaticamente atribuída a um estudante que se candidatar e for aceito numa instituição portuguesa que oferecer tal bolsa. Estes descontos podem variar de 30% a 60% sobre o valor da propina anual.
  • Bolsa por Mérito: como o próprio nome diz, esta bolsa está atrelada ao desempenho acadêmico do estudante.  Algumas universidades que a oferecem logo a partida, no 1º ano da Licenciatura, farão esta análise com base nas notas do ENEM (geralmente a partir de 700 pontos) ou exames homólogos. Esta bolsa é renovada anualmente, portanto, mesmo que a universidade não ofereça tal bolsa no 1º ano letivo, a grande maioria já passa a oferecer tal bolsa de desconto a partir do 2º ano letivo. Neste caso, o aproveitamento é com base na nota do ano anterior que deve ser acima de 16 valores, na escala portuguesa de 0 a 20 valores. Esta bolsa de estudos pode variar de 50% a 100% de desconto, de acordo com cada universidade.

Um ponto importantes: as bolsas de estudos não são cumulativas.

Leia mais sobre como conseguir uma bolsa de estudos neste artigo.

Bolsa de Estudos pela CAPES

Ao abrigo do Acordo Cultural Luso-Brasileiro as bolsas de estudo, destinadas a Doutores, Mestres ou Licenciados, devem ser solicitadas diretamente ao CAPES- Anexo I do MEC – Esplanada dos Ministérios Bl “L” – sala 409 – CEP: 70047-900 – BRASÍLIA – DF. Para visitar o site, clique aqui.

As candidaturas às bolsas devem ser apresentadas em formulários CAPES, que devem ser solicitados a esse órgão, bem como os demais requisitos para a candidatura sempre acompanhados de um projecto de trabalho e uma carta que comprove que um investigador ou uma instituição portuguesa de ensino ou pesquisa aprovou o projecto e aceita orientar, em Portugal, os trabalhos de pesquisa do candidato, ou garante vaga nos cursos de Mestrado ou Doutorado.

Tipos de Bolsas de Estudos pela CAPES

Universidade dos Açores | Bolsas de 50% a 100%

Bolsa 50% de Desconto
A Universidade dos Açores oferece Bolsa da CPLP de 50% de desconto para os estudantes brasileiros para todos os cursos ministrados nos campus de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel e Angra do Heroísmo, Ilha Terceira.

Bolsa Estuda+ para Estudantes provenientes de Salvador, Florianópolis e Gramado com 100% de desconto

O município de Angra do Heroísmo disponibiliza bolsas de estudo a estudantes provenientes das cidades de Salvador, Florianópolis e Gramado no Brasil, através do programa Estuda+.

O Estuda+ aplica-se a estudantes que ingressem em Cursos Técnicos Superiores Profissionais ou Licenciaturas/Graduações da Universidade dos Açores no campus de Angra do Heroísmo, da ilha Terceira, desde que aceitem o compromisso de exercer a sua atividade profissional nessa ilha após a conclusão da sua licenciatura/graduação.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Descontos de 50%

Desconto de 50% nas Propinas de 2019
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, reduziu em 50% as propinas para os estudantes internacionais a partir de 2019.

Politécnico de Leiria | Bolsa de 50% para ENEM acima de 700 pontos

Os estudantes internacionais podem candidatar-se a três bolsas de estudo: Bolsa de Mérito, Bolsas de Cooperação para o Desenvolvimento e Bolsa + Tecnologias. A Bolsa de Mérito é para quem obteve nota igual ou superior a 700 no ENEM e concede 50% de desconto sobre o valor da propina.

Bolsa em conjunto (não é individual): O programa tem como objetivo aprovar projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas. Poderão ser inscritos projetos nas áreas do conhecimento, definidas em conjunto entre a FCT e a Capes e descritas no Edital vigente. A proposta deve prevê o intercâmbio, a mobilidade pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação e que contribuam para a expansão e internacionalização de suas instituições.

Modalidades da Bolsa

  • Doutorado sanduíche: duração de 4 (quatro) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis.
  • Estágio pós-doutoral: duração de 3 (três) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis.

BenefíciosMissão de Trabalho: Diárias para pesquisadores brasileiros em missão em Portugal, Auxílio deslocamento e Seguro Saúde

BenefíciosMissão de Estudo: Mensalidade, Auxílio deslocamento, Auxílio instalação e Auxílio Seguro Saúde

Bolsa Individual: Aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e estrangeiros, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e em Portugal; destacar nos meios universitários e de pesquisa portugueses o desempenho de notáveis cientistas brasileiros no âmbito das ciências sociais e humanas e o compromisso em promover o mais alto nível de aproximação, diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das respectivas culturas e sociedades.

Modalidade Cátedra: 1 semestre acadêmico

Benefícios: Mensalidade, Auxílio deslocamento, Auxílio instalação e Seguro Saúde

Projeto em conjunto de pesquisa (não é individual): Estimular e apoiar a realização de projetos especiais de pesquisa, que não possam ser realizadas exclusivamente no Brasil, permitindo o acesso de instituições de ciência, tecnologia e inovação, pesquisadores, estudantes e empresas brasileiras ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), visando o desenvolvimento de pesquisa na área de Nanotecnologia, utilizando-se da capacidade instalada, de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis naquela instituição e demais entidades a ela associadas, estimulando ainda o fomento à formação de recursos humanos altamente qualificados no nível de pós-graduação.

Modalidades do Programa:

Doutorado sanduíche no exterior: duração de 3 (três) a 12 meses, passível de prorrogação de 6 (seis) meses.

Pós-doutorado no exterior: duração de 3 (três) a 12 meses, passível de prorrogação de 6 (seis) meses.

BenefíciosMissão de Trabalho: Diárias, Auxílio deslocamento e Seguro Saúde

BenefíciosMissão de Estudo: Mensalidade, Auxílio deslocamento, Auxílio instalação, Seguro Saúde e Taxas Acadêmicas e Administrativas