eduportugal_banner_site_5
Bolsa de Estudos pela CAPES

Ao abrigo do Acordo Cultural Luso-Brasileiro as bolsas de estudo, destinadas a Doutores, Mestres ou Licenciados, devem ser solicitadas diretamente ao CAPES- Anexo I do MEC – Esplanada dos Ministérios Bl “L” – sala 409 – CEP: 70047-900 – BRASÍLIA – DF. Para visitar o site, clique aqui.

As candidaturas às bolsas devem ser apresentadas em formulários CAPES, que devem ser solicitados a esse órgão, bem como os demais requisitos para a candidatura sempre acompanhados de um projecto de trabalho e uma carta que comprove que um investigador ou uma instituição portuguesa de ensino ou pesquisa aprovou o projecto e aceita orientar, em Portugal, os trabalhos de pesquisa do candidato, ou garante vaga nos cursos de Mestrado ou Doutorado.

Tipos de Bolsas de Estudos pela CAPES
Tipos de Bolsas deEstudos pela CAPES

Bolsa em conjunto (não é individual): O programa tem como objetivo aprovar projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas. Poderão ser inscritos projetos nas áreas do conhecimento, definidas em conjunto entre a FCT e a Capes e descritas no Edital vigente. A proposta deve prevê o intercâmbio, a mobilidade pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação e que contribuam para a expansão e internacionalização de suas instituições.

Modalidades da Bolsa

  • Doutorado sanduíche: duração de 4 (quatro) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis.
  • Estágio pós-doutoral: duração de 3 (três) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis.

BenefíciosMissão de Trabalho: Diárias para pesquisadores brasileiros em missão em Portugal, Auxílio deslocamento e Seguro Saúde

BenefíciosMissão de Estudo: Mensalidade, Auxílio deslocamento, Auxílio instalação e Auxílio Seguro Saúde

Bolsa Individual: Aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e estrangeiros, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e em Portugal; destacar nos meios universitários e de pesquisa portugueses o desempenho de notáveis cientistas brasileiros no âmbito das ciências sociais e humanas e o compromisso em promover o mais alto nível de aproximação, diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das respectivas culturas e sociedades.

Modalidade Cátedra: 1 semestre acadêmico

Benefícios: Mensalidade, Auxílio deslocamento, Auxílio instalação e Seguro Saúde

Projeto em conjunto de pesquisa (não é individual): Estimular e apoiar a realização de projetos especiais de pesquisa, que não possam ser realizadas exclusivamente no Brasil, permitindo o acesso de instituições de ciência, tecnologia e inovação, pesquisadores, estudantes e empresas brasileiras ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), visando o desenvolvimento de pesquisa na área de Nanotecnologia, utilizando-se da capacidade instalada, de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis naquela instituição e demais entidades a ela associadas, estimulando ainda o fomento à formação de recursos humanos altamente qualificados no nível de pós-graduação.

Modalidades do Programa:

Doutorado sanduíche no exterior: duração de 3 (três) a 12 meses, passível de prorrogação de 6 (seis) meses.

Pós-doutorado no exterior: duração de 3 (três) a 12 meses, passível de prorrogação de 6 (seis) meses.

BenefíciosMissão de Trabalho: Diárias, Auxílio deslocamento e Seguro Saúde

BenefíciosMissão de Estudo: Mensalidade, Auxílio deslocamento, Auxílio instalação, Seguro Saúde e Taxas Acadêmicas e Administrativas