Ranking Melhores Universidades de Portugal 2023
Tópicos deste artigo:
Descubra as melhores universidades de Portugal classificadas pelos rankings mais respeitados do mundo (atualizado 2023)
Este material está atualizado com a última versão 2023 do Ranking Melhores Universidades de Portugal para facilitar a sua análise de acordo com três organizações mundiais, sendo:
Os rankings mais respeitados são o QS World University Rankings, o Academic Ranking of World Universities – ARWU (mais conhecido por Ranking de Shanghai 2022) e o Times Higher Education World University Rankings (ou o THE Ranking), além do Webometrics Ranking of World Universities, e os rankings do Financial Times.
Utilizamos todos estes para te apresentar este material exclusivo da EduPortugal, Ranking Melhores Universidades de Portugal, que poderá te ajudar na escolha da instituição de ensino superior para estudar em Portugal.
O que faz uma universidade ser considerada uma das melhores do mundo?
Cada um dos rankings utiliza critérios definidos para selecionar as universidades do mundo todo. Este cálculo pode envolver pesquisas com professores, pesquisadores, palestrantes em todo o mundo, pesquisas publicadas, prêmios concedidos a ex-alunos e membros acadêmicos, qualidade de ensino, entre outros fatores.
Veja abaixo o Ranking Melhores Universidades de Portugal, de forma geral.
No entanto, analisar apenas a universidade é um erro comum. Nem sempre a universidade que é a classificada como a primeira em um determinado ranking é também classificada como primeira no curso que você pretende estudar. Por isso, não cometa este erro e consulte o próximo tópico.
Analise o ranking das melhores universidades de Portugal de acordo com o(s) seu(s) curso(s) de interesse. Este sim vai te dar informações mais precisas de ranking. Convém, ainda, perceber que ingressar em uma das melhores universidades do mundo vai exigir requisitos e notas específicas. As universidades mais concorridas em Portugal exigem notas mais altas, portanto, não basta ter uma boa nota no ENEM ou no Exame Nacional Português, por exemplo, convém também ter uma boa nota global no ensino médio (ensino secundário).
Ter a assessoria da EduPortugal (estudantes internacionais) ou Assessoria Kit do Exame Nacional (estudantes com nacionalidade europeia) vai te ajudar a analisar se as suas notas são suficientes e as probabilidades para conseguir uma vaga entre as melhores universidades deste país. 🙂
Veja o Ranking das Melhores Universidades de Portugal por Área ou Cursos
Para que você tome a melhor decisão, preparamos um material detalhado com a comparação das universidades portuguesas classificadas nos três rankings mais respeitados do mundo (Shanghai, QS e THE), além de demonstrar ainda rankings por cursos, áreas e utilizando também o Ranking Web do Webometrics que classifica também os politécnicos públicos ou particulares, além das universidades particulares. E, claro, o Financial Times para a área específica.
>> RANKING THE por curso/área: Consulte aqui
>> RANKING QS por curso/área: Consulte aqui
O processo de candidatura nas universidades portuguesas nem sempre é tão simples quanto parece. Conte com nossa assessoria especializada, fale com a nossa equipe. A EduPortugal é considerada a melhor consultoria educacional em Portugal e a única com protocolos oficiais com as universidades e politécnicos portugueses, sejam públicos ou particulares. Veja o que falam de nós e quem somos!
Está analisando os rankings para solicitar o Reconhecimento do seu diploma em Portugal?
Esta não é a melhor forma de escolher onde submeter o seu pedido de reconhecimento de diploma. Mais do que ver a reputação da universidade, convém encontrar uma que tenha mais afinidade de grade curricular a que você concluiu no seu país.
Uma dica importante é consultar a secretaria acadêmica da sua antiga universidade para saber se há algum acordo de reconhecimento de diploma com alguma instituição de ensino superior pública portuguesa.
Importante: O pedido de reconhecimento é feito pelo portal da DGES onde você escolhe em qual instituição pública deseja submete-lo.
As instituições privadas (particulares) não podem fazer o reconhecimento de diplomas estrangeiros. Estas podem, apenas, fazer o prosseguimento de estudos que é muito comum para os Médicos Dentistas, Enfermeiros, Psicólogos entre outras profissões.