Uma Saúde: Saúde Pública Humana e Animal

UEvora logo institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UÉvora | ECT
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Escola de Ciências e Tecnologia Universidade de Évora - Colégio Luis António Verney, Rua Romão Ramalho, nº59 7000-671 - Évora   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O que se entende por “Uma Saúde”?? Uma Saúde é uma metodologia de trabalho que tem como finalidade a implementação de metodologias capazes de promover a colaboração entre diferentes setores, com a finalidade de promover a saúde de todos nós e do que nos rodeia (saúde pública).

O conceito Uma Saúde não é novo e a prática de muitos profissionais ligados à saúde humana e animal espelhavam o conceito, um pouco por todo o mundo. A tendência para a especialização clínica, fez com que perdêssemos o foco nas diferentes conexões que existem entre as populações humanas e animais e a influência do meio ambiente na saúde. Atualmente, em que a mobilidade de pessoas, animais e bens é um emaranhado de rotas, distâncias, culturas e modos de produção vegetal e animal, o padrão de transmissão de agentes patogénicos é cada vez mais complexo, constituindo um dos maiores desafios da atualidade.

A solução de ter equipas de clínicos à espera da ocorrência de situações calamitosas é cada vez mais cara e inviável. A solução passa por prevenir que tal situação ocorra e isso só é possível, conhecendo, desvendando e interpretando os diferentes sinais que fazem prever o acontecimento, interrompendo a cadeia de transmissão do evento indesejado. A Organização das Nações Unidas (ONU), através dos seus diferentes órgãos, já adotou esta metodologia de trabalho. Contudo, a formação na área é ainda escassa. Este mestrado foi desenhado de modo a fornecer as principais ferramentas para que o estudante possa singrar na complexidade da vigilância das doenças transmissíveis entre seres humanos e animais.

 

Saídas Profissionais

  • Organismos que têm a seu cargo a promoção e proteção da vida selvagem
  • Organismos que têm a seu cargo o controlo de zoonoses tanto em Instituições ligadas à saúde humana como animal
  • Organismos que têm a seu cargo a promoção da Saúde Pública
  • Organismos dedicados ao desenvolvimento de políticas de saúde
  • Organismos ligados ao Ambiente e alterações climáticas
  • Organismos ligados ao Comércio global/Segurança Alimentar
  • Organismos ligados ao urbanismo e saneamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.