Terapia da Fala

Logo Institucional Universidade de Aveiro eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UA
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O primeiro ciclo de formação em Terapia da Fala visa uma formação sólida e integrada de conhecimentos base. De forma a poderem exercer a prática profissional no domínio da terapia da fala, os alunos da Licenciatura em Terapia da Fala deverão ter como competência geral a capacidade de avaliar, diagnosticar e tratar as perturbações de voz, fala, linguagem e deglutição das crianças, adolescentes, adultos e idosos. Deverá ser capaz evidenciar competências de intervenção junto das pessoas com perturbação, junto das suas famílias e contexto social.

O aluno deverá adquirir as seguintes competências ao longo do curso:

  • Participar na identificação e resolução de problemas da comunidade relativos a perturbações da comunicação.
  • Identificar problemas de comunicação verbal e não verbal, assim como problemas de deglutição através de antecedentes clínicos, observações diretas e uso de métodos, técnicas e instrumentação específicos.
  • Elaborar e aplicar um plano terapêutico adequado a cada caso utilizando métodos, técnicas e instrumentação específicos.
  • Avaliar o procedimento clínico de modo a decidir da continuidade, da alteração ou da interrupção do tratamento, assim como o prognóstico clínico e a reinserção no meio social do doente.
  • Elaborar relatórios dos exames efetuados e estratégias de intervenção aplicadas.
  • Comunicar com os doentes e seus familiares, profissionais de saúde e de educação, e público em geral. Promover ações de formação relacionadas com a promoção da saúde e prevenção dos problemas de comunicação.
  • Trabalhar de uma forma efetiva dentro de uma equipa multi/pluri/transdisciplinar assim como integrar a gestão dos serviços em que venha a trabalhar.
  • Avaliar o exercício profissional e promover o seu desenvolvimento tendo em consideração valores e atitudes de um profissional de cuidados de saúde consistentes com elevados padrões de conduta profissional e ética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.