Teoria da Literatura

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FLUL
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Programa em Teoria da Literatura é uma das mais antigas, e uma das maiores, unidades de pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Oferece os graus de Mestre e Doutor, bem como um diploma em Teoria da Literatura e programas de pós-doutoramento. Foi fundado em 1991 e tem actualmente cerca de 60 alunos e pós-doutorandos. Tem sete professores afiliados, dos quais dois são professores visitantes regulares. João Figueiredo é o Director do Programa e também o Director de Curso.

O Programa é em grande medida um programa em filosofia e literatura. No Programa são lidos textos, discutidas questões, e escritas teses que muitas vezes são também características em departamentos de Literatura e de Filosofia, ou mesmo em áreas como as artes, o direito, a teologia e as chamadas ciências sociais. No Programa em Teoria da Literatura não são tratadas questões ou escritas teses de um só tipo. As fronteiras disciplinares contam menos que a possibilidade de estabelecer relações entre problemas.

Ao contrário da maior parte dos programas europeus comparáveis, no Programa não acreditamos na ideia de que a discussão nas humanidades se deva desenrolar em “centros de investigação” agrupados segundo fronteiras disciplinares ou temáticas, ou mesmo segundo “projectos”, nem na ideia de que nas humanidades a investigação deva por regra desenrolar-se em grupos grandes. Pelo contrário, no Programa, a ênfase é posta num ensino baseado em seminários e sessões tutoriais, que dá um papel preponderante aos interesses e inclinações intelectuais dos nossos alunos.

Desde a sua fundação foram defendidas no Programa quase cento e cinquenta dissertações e teses de mestrado e doutoramento. O Programa tem uma política aberta de difusão de trabalhos e por isso todas as dissertações e teses defendidas (menos aquelas subsequentemente publicadas em livro) estão disponíveis online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *