Tecnologias Criativas

ismat curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISMAT
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Estêvão de Vasconcelos, nº. 33, 8500-656 Portimão   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O novo curso de Tecnologias Criativas oferece um programa que se concentra na prática criativa, através das diferentes tecnologias que potenciam a interação analógica e digital nos domínios da criatividade, e que vão do campo exploratório (artístico) ao campo funcional (comunicação e produto). O plano de estudos é amplo, abrangendo áreas com raízes no conhecimento interdisciplinar, cruzando áreas conceptuais, teóricas e técnicas, pela sua aplicabilidade, e agregando conhecimento em programação, tecnologias inteligentes e de fabricação digital.

O plano de estudos é centrado no estudante, priorizando o seu crescimento individual, através da aposta na experimentação contínua e na criação de diversos projetos individuais e de grupo, estimulando a colaboração e partilha, com o objetivo de desenvolvimento da voz crítica e criativa (individual). O curso pretende preparar indivíduos técnica e artisticamente ágeis, para intervirem em vários campos de atuação criativa, como (mas não limitado a): design generativo; modelação tridimensional, produção de vídeo e animação 2D e 3D; jogos e aplicativos; visualização de dados; realidade virtual e aumentada; ambientes imersivos; desenvolvimento de objetos inteligentes – IOT; e práticas exploratórias contemporâneas de artes digitais.

O ponto forte do curso é o preparar os estudantes para tecnologias com possibilidades de evolução no futuro – Design Visionário. Tradicionalmente, humanos e máquinas são vistos como extremidades opostas do mesmo espetro; contudo, com o aumento da inteligência artificial, a linha entre os dois está vez mais ténue. O conceito de coevolução humano-máquina inspirou o desenvolvimento de uma profissão interdisciplinar emergente: o Tecnólogo Criativo. O curso foi pensado e projetado no entendimento da crescente procura do perfil profissional deste Tecnólogo Criativo, quer a nível nacional quer a nível internacional.

 

Saídas Profissionais

O Fórum Económico Mundial estima que cerca de 70 a 80% das profissões mais importantes em 2030 ainda não existem. Assim, perante as rápidas transformações do mundo moderno, é fundamental compreender as áreas de maior crescimento nos diferentes setores profissionais com foco no futuro, sendo clara uma maior convergência no cruzamento das diferentes áreas com a Tecnologia. O surgimento de novas profissões está bem patente no projeto «100 Jobs of the Future», desenvolvido por universidades australianas, que realça a prioridade estratégica de desenvolver novas competências para lidar com as Tecnologias.

O curso de Tecnologias Criativas responde a esse desafio, podendo desembocar numa ampla gama de saídas profissionais, nomeadamente nas indústrias criativas, incluindo desempenho de funções que requerem: artistas digitais, pensadores criativos, empreendedores estratégicos, solucionadores de problemas, marketeers digitais, designers de produtos e serviços, designers de interface do usuário (UX), designers de som, gestores de desenvolvimento de negócios, gestores de projeto, produtores de exposições e instalações interativas, narradores digitais, manipuladores de materiais inteligentes, e tecnólogos de realidade aumentada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.