Supervisão em Educação (B-Learning)

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ESE
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Supervisão em Educação tem a duração de quatro semestres. Este ciclo de estudos constitui uma iniciativa de afirmação do valor incontornável da formação, designadamente da formação especializada pós-graduada, como fator de desenvolvimento pessoal e, consequentemente, profissional e institucional.

Os objetivos gerais de formação são os seguintes:

  • Habilitar os estudantes para o exercício da supervisão pedagógica e institucional da escola e do jardim de infância;
  • Contribuir para o desenvolvimento de um quadro concetual e metodológico que sustente uma cultura de Supervisão na escola e no jardim de infância.

Matricialmente ancorado no conhecimento atual e no pensamento em Supervisão, o curso confere expressão à atividade supervisiva como um processo integrado e ecológico de apoio ao desenvolvimento da escola, entendida como um todo intersistémico. Metodologicamente favorece dinâmicas de formação e de desenvolvimento reflexivas e autonomizantes, em consonância com as exigências da atividade de Supervisão. Para a obtenção do grau de Mestre o estudante terá que realizar 10 unidades curriculares, que totalizam 120 ECTS. No âmbito de uma dessas unidades curriculares (UC), o estudante deverá desenvolver um Projeto em Supervisão com o total de 60 ECTS.

Pretende-se que a UC, onde se concretiza o Projeto em Supervisão, constitua um espaço de formação e de investigação, que promova o desenvolvimento das competências:

  • De indagação sistemática de teorias e práticas;
  • De transformação de práticas e melhoria da qualidade dos processos de supervisão pedagógica e institucional;
  • De auto e hétero formação, auto e heteroavaliação do desenvolvimento profissional e institucional.

Articulando áreas de formação transversal e específica, o Mestrado desenvolve progressivamente competências nas dimensões supervisiva e investigativa. A conclusão do 1º ano do curso confere o direito a um diploma de especialização em Supervisão em Educação. A concessão do grau de Mestre está condicionada pela aprovação nas unidades curriculares que compõem o plano de estudos e pela aprovação no ato público de defesa do Projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.