Sports Performance (E-Learning)

UE LogoInstitucional eduportugal

COMEÇO:
julho
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UE
ID:
PG | EAD
CREDITOS:
120 horas

Instituições de Ensino:

Apresentação do Curso

No desporto de alto rendimento, a obtenção de resultados é potenciada por equipas multidisciplinares que permitam dar resposta às diferentes exigências do contexto desportivo. Esta pós-graduação pretende formar fisiologistas do treino que planeiem e promovam o desenvolvimento das qualidades físicas em contextos de rendimento, e que controlem os efeitos fisiológicos da carga promovendo as adaptações pretendidas e de forma a prevenir lesões. Assim, a sua área de atuação será a preparação e recuperação física, prevenção de lesões e controlo da carga de treino com o objetivo de otimizar o rendimento desportivo, preferencialmente em Federações e Clubes Desportivos.

 

Objetivos

Dotar os formandos de competências que lhe permitam estar integrados em equipas multidisciplinares que potenciem a otimização do rendimento físico-atlético do desportista. No final da pós-graduação o estudante será capaz de:

  • Prescrever, desenvolver e implementar planos de treino das qualidades físicas de acordo com (i) os princípios do planeamento, (ii) o atleta e (iii) o contexto;
  • Utilizar tecnologia avançada para a avaliação das qualidades físicas do atleta;
  • Elaborar relatórios de avaliação e de controlo do treino das qualidades físicas adequados a diferentes modalidades.
  • Prescrever e desenvolver planos de prevenção de lesões considerando os fatores de risco do atleta e do contexto.
  • Planear e implementar a reintegração no treino do atleta no período pós-lesão em colaboração com departamento médico e técnico.
  • Identificar as principais condicionantes da implementação de exercícios e da dinâmica da carga de acordo com o atleta e o contexto.
  • Quantificar a carga de treino e aplicar as principais estratégias de recuperação, minimizando a fadiga e otimizando as adaptações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.