Sociologia

UEvora logo institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UÉvora | ECS
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Escola de Ciências Sociais - Colégio do Espírito Santo Largo dos Colegiais, 2 Apartado 94 - 7002-554 Évora   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

A finalidade do curso de Mestrado em Sociologia é oferecer uma formação especializada na área da sociologia, assente numa sólida formação teórica, metodológica e instrumental capaz de fundamentar adequadamente as práticas científicas e profissionais das/dos Mestres em Sociologia em duas áreas de especialidade: Desenvolvimento Regional e Recursos Humanos. Desenvolvendo competências orientadas para a empregabilidade, para a progressão na carreira profissional nos domínios de intervenção sociológica, e para o prosseguimento de estudos de 3.º ciclo (Doutoramento), a/o Mestre em Sociologia fica genericamente habilitado a conceptualizar a realidade social com pensamento sociológico, bem como a assegurar a gestão dos recursos humanos das organizações e dos territórios, numa ótica de desenvolvimento.

Os mestrandos terão igualmente competências para  conceber e/ou coordenar estudos de investigação sociológica fundamental ou aplicada, no domínio organizacional e societal, bem como para planear e avaliar programas e projetos de intervenção social e organizacional e ainda realizar estudos de diagnóstico social e prospetivo para organizações e territórios. Da mesma forma que poderão prestar assessoria técnica e/ou formação especializada a empresas e outras organizações nos domínios dos recursos humanos, do desenvolvimento organizacional e territorial, assim como integrar e dinamizar redes de discussão e de investigação.

 

Saídas Profissionais

Exercício da profissão de socióloga/o em organizações e empresas de áreas e setores diversos: autarquias locais, administração pública desconcentrada, associações de desenvolvimento local, ensino secundário e superior, instituições de solidariedade social, escolas profissionais e outras organizações de educação e de formação profissional, empresas privadas e consultadoria.  A possibilidade de realização de um Estágio no 2.º ano é um mecanismo importante para demonstrar competências, consolidar saberes adquiridos e potenciar a empregabilidade dos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *