Sistemas Eletrônicos para Conversão e Controlo de Potência

logo institucional P.Porto eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
PG

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

Os conversores eletrónicos de potência são, desde há muitos anos, utilizados no setor industrial, residencial e dos transportes, em aplicações bem tipificadas, de que são exemplo as fontes de alimentação dos mais variados equipamentos, o transporte de energia em alta tensão CC e os variadores de velocidade de motores em equipamentos industriais e na tração ferroviária. A este conjunto vieram juntar-se, nos últimos anos, novas aplicações que recorrem massivamente aos conversores eletrónicos de potência, tornando este tipo de dispositivos omnipresentes em qualquer dispositivo eletrónico.

São exemplos disso as energias renováveis, nomeadamente a eólica e a fotovoltaica, assim como a nova realidade da mobilidade elétrica, onde, para além dos automóveis elétricos e híbridos, há ainda a considerar os autocarros, os veículos de mercadorias e as bicicletas.

Muitos setores de atividade estão numa fase rápida de hibridização ou migração para elétrico, como a produção de frio em camiões frigoríficos, que pode ser maioritariamente assegurada por energia elétrica aproveitada com recurso à travagem regenerativa. Há ainda toda uma série de novos sistemas e equipamentos elétricos suportados pela eletrónica de potência, dos quais se destacam os carregadores elétricos, com potências sempre crescentes, e os sistemas de armazenamento de energia baseados em baterias estacionárias. Toda esta nova dinâmica de mercado suportada por sistemas e equipamentos que recorrem massivamente à eletrónica de potência necessita de mão de obra especializada.

O objetivo do Curso de Especialização Pós-Graduada em Sistemas Eletrónicos para Conversão e Controlo de Potência é proporcionar aos candidatos conhecimentos específicos sobre Sistemas maioritariamente controlados por Conversores Eletrónicos de Potência. O ensino é focado nos conversores, sensores e controlo, mas tendo em consideração a aplicação a que se destinam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.