Segurança e Higiene no Trabalho

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPS | ESCE
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus do IPS Estefanilha 2914 - 503, Setúbal   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O curso de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho é uma realização conjunta da ESCE/IPS e da ESTSetúbal/IPS, e está organizado de forma a proporcionar aos detentores de cursos superiores a obtenção e aprofundamento de competências sustentadas que permitam a melhoria do desempenho profissional nos setores Industriais e de Serviços, nas áreas da Saúde e Segurança no Trabalho, sem negligenciar a Investigação & Desenvolvimento. Este curso pretende formar profissionais altamente qualificados para exercer funções técnicas e de gestão a nível da segurança no trabalho, mas que possuam também competências alargadas em outras funções transversais como a Qualidade, a Análise de Riscos, a realização de Auditorias, a Gestão de Comportamentos Seguros, a Gestão da Emergência, a Cultura de Segurança e a Integração da Segurança na Gestão da Organização.

O curso de Mestrado está organizado numa base semestral, correspondendo a um total de 120 créditos (ECTS). O plano de estudos compreende duas partes. A primeira parte, a desenvolver no 1º ano, é constituída por dois semestres com 5 unidades curriculares cada, culminando com um “Projeto Final Individual em Contexto Real de Trabalho” no final do 2º semestre. A segunda parte, a realizar no 2º ano, corresponde ao desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada ou estágio complementado com unidades curriculares de apoio à investigação e desenvolvimento “Seminários em SHT”.

O curso é lecionado em regime pós-laboral nas instalações da ESTsetúbal (1º ano) e da ESCE/IPS (2º ano).

Horário: 3ª feira, 4ª feira e 5ª feira a partir das 18:30.

 

Objetivos

O curso de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho está orientado para a resolução objetiva de desafios que se colocam no domínio da Segurança e Higiene no Trabalho no que respeita à conceção/aquisição, utilização de equipamentos, instalações e/ou infraestruturas, numa perspetiva de funções transversais e de promoção do desenvolvimento da Cultura de Segurança. Os objetivos gerais do curso visam possibilitar a qualificação profissional e académica, permitindo aos seus detentores desempenhar funções de Técnico Superior de SST nos diversos setores de atividade económica (agrícola, industrial, serviços, turismo, etc.), bem como assegurar a sua implementação e desenvolvimento nos locais de trabalho, no que se refere a serviços de prevenção e de proteção contra riscos profissionais, num quadro de promoção da melhoria das condições de trabalho e da competitividade económica, ajustado às mutações tecnológicas.

 

Saídas Profissionais

Durante o curso os mestrandos terão oportunidade de adquirir/desenvolver competências no âmbito da Segurança e Higiene no Trabalho, potenciando a possibilidade de desenvolver, entre outras, atividades nos seguintes âmbitos:

  • Análise dos Riscos;
  • Gestão da Prevenção e Emergência;
  • Gestão de Riscos Materiais (ex. biológicos, mecânicos, químicos, elétricos, ergonómicos) e Psicossociais;
  • Gestão de Comportamentos e Cultura de Segurança;
  • Auditorias aos Sistemas de Gestão da Segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *