Saúde Ambiental

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ESS
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O Licenciado em Saúde Ambiental é um profissional habilitado que aplica os princípios fundamentais da Saúde Ambiental ao diagnóstico, avaliação, prevenção e controlo dos fatores ambientais que interferem no bem-estar físico, psíquico e social das populações. O profissional desenvolve atividades de identificação e caracterização de fatores de risco para a saúde com origem no meio ambiente (ar, alimentos, água, resíduos, solos, entre outros), planeia e realiza ações de prevenção e promoção da saúde, bem como ações de controlo e vigilância de sistemas, estruturas e atividades com interação no ambiente e na saúde. Estas intervenções são efetuadas em diferentes contextos: habitacional, recreativo, escolar, industrial e serviços.

O plano curricular do curso está organizado segundo três grandes áreas do conhecimento: a Saúde Pública, o Ambiente e Qualidade de Vida e a Segurança e Saúde do Trabalho.

O curso de Licenciatura em Saúde Ambiental confere: Cédula Profissional de Técnico de Saúde Ambiental, emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (Decreto de Lei nº 117/95, de 30 de maio); Acesso à profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho nível VI (Lei nº 42/2012, de 28 de agosto), com Certificado de Aptidão Profissional emitido pela Autoridade para as Condições do Trabalho.

 

Saídas Profissionais

O Licenciado em Saúde Ambiental integra equipas multidisciplinares em hospitais, centros de saúde e serviços públicos da administração regional e local. De forma mais independente, integra os quadros de empresas/indústrias como: Gestor de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho; Consultor Técnico nas áreas da Segurança e Saúde no Trabalho, Ambiente e Segurança Alimentar; Coordenador de Segurança em Obra; Consultor Técnico em Sistemas de Informação Geográfica. Pode ainda exercer funções como docente e/ou investigador em instituições do ensino superior e/ou laboratórios da área da Saúde e Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.