Relações Internacionais

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UPT | DD
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivo

O curso de 1º ciclo em Relações Internacionais oferece aos estudantes uma formação inovadora: a possibilidade de uma especialização em Diplomacia e Estudos de Área ou a do desenvolvimento de competências numa outra área científica que não a dominante da sua licenciatura.

Assim, os alunos, ao optarem por um conjunto de unidades curriculares numa área específica, obtêm um dos possíveis minors em Economia, Gestão, Direito ou Turismo. Alternativamente, se a sua seleção se concentrar em unidades da área científica das RI, concluem com uma especialização em Diplomacia e Estudos de Área.

Para além desta cooperação disciplinar, o tronco comum do curso engloba várias UC da área científica das Relações Internacionais, ministradas por um corpo docente altamente qualificado, jovem e dinâmico.

A mobilidade internacional dos estudantes, nomeadamente no âmbito do Programa Erasmus, é incentivada atendendo à sua relevância para os futuros internacionalistas. Vários workshops e outras formações são regularmente organizadas, tendo em vista o enriquecimento curricular dos licenciados em RI da UPT. Destes eventos, pode destacar-se a organização das semanas culturais que incluem um contacto próximo com diplomatas de carreira e de simulações das Nações Unidas – a título de exemplo.

 

Porquê escolher este curso?

Com um mundo crescentemente globalizado, o mercado de trabalho internacional contemporâneo exige especialização, mas valoriza simultaneamente a flexibilidade e variedade de competências que tornam o internacionalista especialmente apto para enriquecer a organização onde se insira e a sua projeção internacional.
O curso em Relações Internacionais da Universidade Portucalense tem em consideração este cenário e, através da sua estrutura, corpo docente e atividades complementares, prepara internacionalistas que se apresentem ao mercado de trabalho com um conjunto de competências transversais que tornam o seu perfil mais atrativo para os empregadores.
Um licenciado em RI com conhecimentos de Economia ou Gestão poderá mais facilmente integrar os quadros de uma empresa multinacional, enquanto que um minor em Direito o habilita para um trabalho mais especializado numa Organização Internacional ou em órgãos estatais. Alternativamente, a opção pelos ECTS do minor em Turismo combina conhecimentos nesta área científica com uma dimensão internacional fundamental para aqueles que se interessem pela atividade económica turística em constante crescimento e consolidação ao nível mundial.
A transversalidade desta formação ajudará também aqueles que estejam interessados em prosseguir a sua carreira académica e profissional na área diplomática. O internacionalista conhece a realidade política, social, económica e cultural das várias regiões do mundo e essa sensibilidade é crucial nos dias atuais em que a crescente integração e interdependência a vários níveis promove a negociação e a interação entre diferentes culturas.
Adicionalmente, as parcerias com entidades externas e a organização de eventos, workshops e outras formações complementares enriquecerão o perfil dos nossos licenciados, que ficarão especialmente aptos para integrar o marcado de trabalho internacional.

Saídas Profissionais

  • Diplomacia
  • Organizações Internacionais (gabinete jurídico, relações externas da organização, apoio às reuniões internacionais, …)
  • Empresas multinacionais (analista de mercados internacionais, responsável por missões de reconhecimento e reuniões internacionais, …)
  • Administração Pública (técnico superior de Relações Internacionais)
  • Comunicação Social (colaborador de secção internacional)
  • Investigação científica
  • Consultoria internacional
  • Banca (técnico superior de Relações Internacionais)
  • Ordem dos Despachantes Oficiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook