Reabilitação Oral Biomimética Avançada

eduportugal cespu logo eduportugal

COMEÇO:
outubro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
CESPU | IUCS
ID:
PG
CREDITOS:
132h

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Gandra - Paredes R. Central de Gandra, 1317   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação  do curso

As últimas décadas foram revolucionárias para a Prostodontia. Princípios que estavam estabelecidos, tais como o conceito de retenção e resistência têm sido reformulados com a evolução da técnica adesiva. Os materiais envolvidos nesta nova abordagem sofreram, eles próprios, inúmeras alterações e melhorias ao longo das últimas décadas.

A Biomimética é uma área que envolve a observação da Natureza e o estudo da função e estrutura dos sistemas biológicos. Na Biomimética são esses elementos que servem de modelo para o desenho e engenharia de materiais. Seguindo estes princípios para a Medicina Dentária, o clínico é desafiado a reproduzir as propriedades estéticas, funcionais e biomecânicas de um dente íntegro.

Esta Pós-Graduação pretende educar os participantes no conceito recente da Biomimética aplicada às Ciências Dentárias. O curso será desenvolvido com um background científico organizado e compreensivo, aliando prática clínica de execlência a fundamentação científica sólida.

Este curso destaca-se por abranger restaurações Biomiméticas anteriores (facetas e fragmentos cerâmicos) e posteriores (overlays cerâmicos e coroas vertiprep), com forte componente pré-clinica e clínica. Na componente clínica, pretende-se que cada dois alunos trabalhem e interajam com casos reais.

Para além da originalidade do projeto, a filosofia Biomimética é uma área de futuro onde as possibilidades restauradoras são aumentadas utilizando-se conceitos exequíveis no dia-a-dia clínico, quer de um ponto de vista técnico, quer de um ponto de vista financeiro.
O curso pretende dotar os participantes de conhecimentos em diversas áreas que vão desde a morfologia, aos materiais dentários, à prótese fixa, dentisteria, oclusão, periodontologia bem como dos aspectos legais inerentes às reabilitações estéticas.

Os formadores são clínicos experientes e especialistas nas técnicas preconizadas pela abordagem Biomimética, utilizando estes conceitos diariamente na sua prática clínica.

 

Objetivos do curso

  1. Dotar os participantes de conhecimentos teóricos baseados na atual evidência científica, que lhes permitam saber as indicações das novas soluções restauradoras biomiméticas em dentes anteriores e posteriores, isto é, restaurações (diretas e indiretas) que sendo inspiradas na estrutura do dente natural, dispensam a utilização na quase totalidade dos casos, de materiais hiperrigidos como as coroas metalo-cerâmicas e/ou espigões.
  2.  Saber utilizar com previsibilidade as técnicas adesivas, combinando o compósito e a cerâmica de forma a reproduzir a resistência e função do dente natural.
  3.  Entender as vantagens e razões pelas quais se obtém resultados estéticos superiores com a aplicação da filosofia biomimética (ex. Facetas, fragmentos, inlays, onlays, overlays).
  4.  Conhecer os princípios biomecânicos e biológicos dos preparos dentários biomiméticos minimamente invasivos.
  5.  Entender a lógica e as regras da execução do wax-up, do mock-up, das impressões e restauracões provisórias.
  6.  Facultar aos participantes a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos dos passos laboratoriais, facultados por um técnico e a comunicação clínica-laboratório.
  7.  Perceber por que razões as restaurações biomiméticas previnem melhor fraturas catastróficas da estrutura dentária do que a técnica clássica que utiliza materiais excessivamente rígidos.
  8.  Possibilitar aos participantes a execução clínica em pacientes dos procedimentos biomiméticos – facetas e restaurações indiretas posteriores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.