Química Medicinal

UBI Logo eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UBI
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Convento de Sto. António. 6201-001 Covilhã   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Objetivos gerais

A Licenciatura em Química Medicinal tem como objectivo formar Licenciados com conhecimentos de base de Química e Biologia, para inserção no mundo do trabalho em áreas envolvendo a aplicação de métodos científicos e técnicas inovadoras e a utilização de instrumentação complexa, para o desenvolvimento de novos fármacos.

Esta Licenciatura permitirá conhecer e desenvolver as estruturas das moléculas base de medicamentos e relacioná-las com os seus efeitos sobre os organismos vivos e com as suas propriedades terapêuticas. A modelação molecular será também aplicada na exploração e compreensão de novos tópicos na área médica, tendo em conta os tipos de patologias e seus efeitos a nível celular.

A Licenciatura em Química Medicinal resulta da interligação entre as Faculdades de Ciências e de Ciências de Saúde da UBI resultando daí um incremento na cooperação existente e permitindo aos estudantes um enquadramento das unidades curriculares leccionadas com a área da saúde.

 

Saídas Profissionais

O curso de Química Medicinal é um curso que tem várias saídas profissionais porque o licenciado fica habilitado em várias áreas de conhecimento.

A indústria farmacêutica será o maior empregador para os licenciados deste curso que poderão fazer parte de equipas multidisciplinares para a criação e adaptação de novos fármacos.

Os licenciados poderão ser integrados em laboratórios de investigação públicos ou privados para participarem na preparação de novos produtos biologicamente activos.

As empresas de desenvolvimento de produtos para a indústria farmacêutica são possíveis empregadores, devido aos conhecimentos teóricos destes licenciados.

As áreas tecnológicas ligadas à saúde necessitam de licenciados nesta área para fazerem a interligação produção-aplicação de novos medicamentos.

Indústria química ligada à produção de materiais para uso clínico, para determinar a viabilidade do produto.

Empresas de base tecnológica para a criação de novos produtos para aplicação nas áreas da saúde, agro-alimentar, cosmética, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *