Química Industrial

UBI Logo eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UBI
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Convento de Sto. António. 6201-001 Covilhã   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos gerais

O 2º ciclo de estudos em Química Industrial tem como principal objectivo preparar profissionais vocacionados para as pequenas e médias indústrias, fornecendo-lhes conhecimentos que lhes permitam compreender e actuar nos processos de fabrico e, simultaneamente, na resolução dos problemas ambientais daí resultantes. Os Mestres em Química Industrial deverão ainda ser capazes de responder às necessidades de uma indústria em constante evolução e de implementar normas de qualidade, de higiene e de segurança.

Assim, o 2º ciclo de estudos em Química Industrial tem os seguintes objectivos:
– Consolidar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no 1º ciclo e aplicá-los na compreensão e resolução de questões em contextos multidisciplinares relacionados com a indústria química e a biotecnologia.
– Integrar o conhecimento e relacioná-lo em situações mais complexas, aplicando-o em sectores diversificados, nomeadamente na investigação, controlo de qualidade e processos industriais.

 

Saídas Profissionais

– Inserção em equipas de investigação em segmentos relacionados com a gestão de processos, biotecnologia, ciências dos materiais, qualidade e segurança e ainda protecção ambiental, tendo em vista o prosseguimento dos estudos para um 3º ciclo.
– Integração em equipas que visem a promoção do desenvolvimento tecnológico e da inovação, a sustentabilidade das empresas, bem como a gestão e controlo de processos produtivos.
– Actividades em laboratórios de investigação ou de análises de rotina, nomeadamente em produtos alimentares, águas de consumo ou efluentes industriais.
– Integração em empresas de transformação relacionadas com as indústrias agro-alimentar, têxtil, de curtumes, cerâmica, processamento de cortiça, etc.
– Actividades em empresas relacionadas com o controlo de qualidade e o tratamento de efluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *