Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde tem a duração de dois anos (120 ECTS) e baseia-se no pilar de uma formação holística centrada em competências, desenvolvendo não só conhecimentos, mas também aptidões e atitudes. Estas competências podem ser hard-skills, como, por exemplo: (i) Cognição, Emoção & Comportamento, (ii) Diagnóstico e Avaliação, e (iii) Modelos de Intervenção; e, também soft-skills, tais como: (iv) Resolução de Problemas, (v) Imersão Profissional, (vi) Investigação e (vii) Comunicação.
Os estudantes constituem-se nos verdadeiros protagonistas do processo de ensino-aprendizagem através da aplicação da inovação que aposta na simulação de casos reais usando actores, com diferentes níveis de complexidade e recorrendo a diversas metodologias, tais como o simulation-based learning e problem-based learning.
A estreita relação com entidades parceiras de referência e com outros profisisonais de saúde permite experienciar o trabalho em equipa multidisciplinar e consolidar uma educação interprofissional.
Este ciclo de estudos promove a imersão em contexto real (estágios académicos) e a tomada de decisão suportada em evidência (dissertação), fundamentais para a promoção do questionamento, criatividade, pensamento crítico e consciência ética, centrais na visão do profissional global do futuro.
Saídas Profissionais
Mestre em Psicologia Clínica,que permite a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), obrigatória para o exercício da profissão de Psicólogo (após realização de estágio profissional tutelado pela OPP, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº57/2008).
Investigador, possibilitando o acesso ao Doutoramento.