Psicologia

Download Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISCTE-IUL | ECSH
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Psicologia forma profissionais capazes de compreenderem o comportamento humano, ao desenvolver competências gerais em Psicologia e conhecimentos teóricos e metodológicos básicos nas várias áreas desta disciplina.

O corpo docente altamente qualificado está muito envolvido na produção de investigação. Por essa razão, o plano de estudos do curso tem uma forte articulação com as pesquisas em curso e, em termos pedagógicos, valoriza-se a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação e a outras formas de aprendizagem activa que potenciam o desenvolvimento de espírito crítico. Os alunos desta licenciatura têm, desde o início da sua formação, oportunidade de participar e conduzir estudos em contexto laboratorial (Laboratório de Psicologia Social e das Organizações – LAPSO) e de campo, tomando conhecimento dos mais recentes paradigmas e técnicas de investigação em Psicologia.

A licenciatura em Psicologia do ISCTE-IUL foi desenhada tendo como referência o Diploma Europeu em Psicologia (Europsy), documento resultante do trabalho de psicólogos de toda a Europa que, desde os anos 90, têm vindo a debater as necessidades específicas da formação em Psicologia. Ao funcionar como um padrão, o Europsy alarga o reconhecimento, ao nível da União Europeia, da formação básica em Psicologia.

 

Saídas Profissionais

A conclusão da licenciatura em Psicologia permite aos alunos:

  • Prosseguirem os seus estudos em Psicologia em qualquer das suas especialidades no 2.º ciclo;
  • Total mobilidade para qualquer universidade no país ou na Europa (Bolonha);
  • Ingressar no mercado de trabalho em funções que exijam as competências gerais obtidas no 1.º ciclo do ensino universitário, sob supervisão de um Psicólogo.

Uma vez que o exercício da profissão de Psicólogo está condicionado à aprovação nos 2 ciclos de formação universitária em Psicologia, quem pretenda uma carreira profissional neste domínio deverá continuar a sua formação em Psicologia num curso de mestrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *