Psicologia

ULP logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Porto
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

R. de Augusto Rosa 24, 4000-098 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A licenciatura em Psicologia tem como fundamental objetivo dotar os estudantes de sólidos conhecimentos teóricos e competências de investigação científica na Psicologia. Acreditada pela A3ES, a licenciatura permite o acesso a um 2º ciclo de estudos em Psicologia, condição para a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A estrutura curricular engloba as principais áreas de conhecimento da ciência psicológica. Ao longo da licenciatura em Psicologia, os estudantes estarão expostos não só às principais propostas teóricas e resultados da investigação sobre as bases biológicas, emocionais, cognitivas e sociais do comportamento normativo e não-normativo, mas também às metodologias de investigação, de revisão sistemática da informação e análise de dados que fundamentam e permitem a aquisição do conhecimento científico.
Através de metodologias de ensino inovadoras, pretende-se promover a aprendizagem autónoma, a curiosidade científica e a autoiniciativa na gestão do processo de aprendizagem. Nas unidades curriculares, os estudantes terão a oportunidade de realizar atividades experimentais, tarefas de observação, exercícios de escrita científica e uso de materiais e programas informático.

 

Objetivos

A licenciatura em Psicologia tem como objetivos gerais:

  • Fornecer aos alunos uma formação inicial geral no domínio da Psicologia, numa perspetiva interdisciplinar;
  • Possibilitar o conhecimento científico acerca dos processos psicológicos elementares;
  • Promover uma sólida formação científica (teórica, técnica e metodológica) de base nas principais áreas da Psicologia;
  • Desenvolver competências de investigação no domínio da Psicologia, incluindo competências de comunicação oral e escrita.

O 1º Ciclo em Psicologia possibilita a prossecução de um 2º ciclo de estudos em Psicologia, condição necessária para o exercício profissional de psicólogo.

 

Saídas Profissionais

O exercício profissional de psicólogo implica a frequência de um mestrado em Psicologia, condição necessária para a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.