Projeto e Liderança nas Ações de Prevenção, Segurança e Emergência de Proteção Civil

ULP logo curso eduportugal

COMEÇO:
janeiro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Porto
ID:
PG
CREDITOS:
20

Instituições de Ensino:

Endereço

R. de Augusto Rosa 24, 4000-098 Porto   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

O curso corresponde a uma proposta formativa de alto nível, ministrada numa universidade que há muito contribui para a formação de uma nova geração de profissionais capazes de introduzir um salto qualitativo no setor da Proteção Civil a partir das organizações que operam na sua esfera. A aposta é na qualidade técnica e científica do conhecimento transmitido e sua aplicabilidade, com treino efetivo da sua utilização.
A formação foca-se em áreas de atuação e comportamentais críticas para as equipas de Posto de Comando e de Voluntariado. Aprofundam-se as características e capacidades de liderança nas ações de prevenção segurança e emergência de proteção civil, incluindo os aspetos do planeamento, da organização e da gestão de equipas.

Procuraram-se equilíbrios entre o saber prático e a fundamentação teórica, entre um conhecimento especializado e uma visão transversal e integradora, para dar aos formandos uma capacidade operativa imediata sem perda de uma visão sistémica que lhes possibilite a liderança de processos, a escolha e preparação dos recursos e a organização da tomada de decisões em contextos complexos.
O curso destina-se, principalmente, a quadros técnicos intermédios e superiores e a decisores de topo que procurem uma complementaridade de conhecimentos em relação aos que as suas formações de base ou as suas experiências profissionais lhes conferiram, e uma competência reforçada para o desempenho de funções de liderança, seja nos Agentes de Proteção Civil, Serviços Municipais de Proteção Civil ou Unidades Locais de Proteção Civil, seja em quaisquer Organizações de Voluntariado.

 

Objetivos

  • Promover competências de liderança de equipas e em operações de prevenção, segurança e socorro, com vista ao reforço organizacional e aumento de eficácia das respostas.
  • Capacitar para a organização e qualificação de equipas para ações de emergência, nomeadamente através da criação e identificação perfis de liderança para a intervenção.
  • Capacitar para a organização e gestão do voluntariado e de ações junto das populações.
  • Capacitar para a participação no planeamento municipal e local de atividades de proteção, socorro e assistência às pessoas, bens e ambiente.
  • Promover conhecimentos sobre conceitos e métodos da psicologia no âmbito da prestação dos primeiros socorros psicológicos.
  • Adquirir conhecimentos sobre as características de intervenção e integração em equipas multidisciplinares internacionais, no âmbito da intervenção da ajuda humanitária.
  • Identificar e gerir o stresse nas comunicações e informação de emergência.
  • Planear e gerir a comunicação/informação em situação de acidente grave e ou catástrofe.

 

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

  • Capacidade reforçada para projetar, construir, formar, treinar e liderar equipas de Posto de Comando, no âmbito dos Agentes de Proteção Civil Proteção Civil e de Voluntariado.
  • Capacidade reforçada para interagir em equipa, treinando e liderando nas operações de socorro e emergência as pessoas envolvidas, para levá-las a interagir de modo a concretizarem a missão de equipa.
  • Capacidade para planear e organizar e gerir atividades de proteção civil, incluindo ações de prevenção e de apoio humanitário, conciliando potenciais fragilidades com a exigência de resposta rápida e efetiva do socorro (prestação de primeiros socorros e cuidados psicológicos às populações; apoio médico-sanitário às equipas; saber lidar com as fontes/fatores de tensão/fragilidades das vítimas de tragédias; gestão de conflitos).
  • Capacidade para preparar e interagir em contextos comunicacionais de emergência e de sensibilização, facilitadores da resposta em emergência.
  • Capacidade para organizar e treinar exercícios de proteção civil
  • Capacidade reforçada para atuar como técnico qualificado nas várias instâncias locais, municipais, regionais e nacionais e internacionais, no planeamento, projeto e liderança da resposta em ações de prevenção, segurança e emergência de proteção civil.
  • Capacidade reforçada para o ensino e a formação nos domínios do projeto e liderança de operações de proteção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.