Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FA.ULisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sá Nogueira | Pólo Universitário | Alto da Ajuda, 1349-063 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

A coordenação deste Mestrado é partilhada entre duas escolas da Universidade de Lisboa: Faculdade de Arquitetura e Belas Artes.

 

Objetivos

O mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas assenta em dois elementos primordiais do design de comunicação: a tipografia e a edição. A tipografia pela sua multidisciplinaridade, tanto encerra a noção de letra e do seu desenho (type design), como se reporta à sua implementação. A edição é a forma de pensar, materializar e divulgar (publicar) a articulação entre a matéria textual e visual que serve de base ao trabalho do designer.

No panorama atual de mutação tecnológica e comunicacional, ambas as esferas têm sofrido alterações significativas no sentido da ruptura, mas também da continuidade com a tradição. Um dos principais objectivos deste ciclo de estudos passa por sedimentar o papel do design e do designer na ideação e produção de objetos tipográficos e editoriais diferenciadores, capazes de responder às exigências dos usuais sistemas de edição, sem descurar a reivindicação de uma postura autoral, feita da adequada exploração de práticas criativas emergentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *