Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A coordenação deste Mestrado é partilhada entre duas escolas da Universidade de Lisboa: Faculdade de Arquitetura e Belas Artes.
Objetivos
O mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas assenta em dois elementos primordiais do design de comunicação: a tipografia e a edição. A tipografia pela sua multidisciplinaridade, tanto encerra a noção de letra e do seu desenho (type design), como se reporta à sua implementação. A edição é a forma de pensar, materializar e divulgar (publicar) a articulação entre a matéria textual e visual que serve de base ao trabalho do designer.
No panorama atual de mutação tecnológica e comunicacional, ambas as esferas têm sofrido alterações significativas no sentido da ruptura, mas também da continuidade com a tradição. Um dos principais objectivos deste ciclo de estudos passa por sedimentar o papel do design e do designer na ideação e produção de objetos tipográficos e editoriais diferenciadores, capazes de responder às exigências dos usuais sistemas de edição, sem descurar a reivindicação de uma postura autoral, feita da adequada exploração de práticas criativas emergentes.