Pós-colonialismos e Cidadania Global

DOWNLOAD PROCHURE

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Coimbra | FEUC
ID:
DR
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Dias da Silva 165 3004-512 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Objetivos do Curso

A globalização neoliberal e a resistência a ela, que hoje vai configurando uma globalização alternativa, contra-hegemónica, têm vindo a reclamar, por vias opostas, um aprofundamento da questão do pós-colonialismo. Por um lado, a globalização neoliberal começa hoje a ser vista, mesmo nas instituições da ONU, como uma nova forma de colonialismo. Por outro lado, os movimentos que constituem a globalização alternativa estão cada vez mais cientes de que a resistência à globalização neoliberal tem que ser entendida como construção de um paradigma de pós-colonialidade, em que as dimensões económicas, sociais e culturais sejam analisadas no contexto muito mais amplo da história, da cultura, das artes, da literatura e da epistemologia dos povos que partilharam, em posições muito desiguais, a zona colonial. Este Programa procura constituir-se como um espaço reflexivo de aprendizagem sociológica aplicada sobre a complexa realidade social presente no mundo, e um horizonte alargado de debate e apuramento teórico, metodológico e técnico sobre as matérias nele em questão.

Os/As estudantes deste Programas pertencem a contextos culturais diversos e frequentam um verdadeiro centro internacional. Os seminários e a investigação que têm lugar no CES reflectem essa diversidade. Ao contrário de alguns centros onde se espera que os/as alunos/as sigam as agendas estipuladas pelos seus/suas orientadores/as, o CES está aberto a propostas que vão ao encontro dos objectivos dos/as alunos/as.

 

 

Saídas Profissionais

Os/As doutorados/as em Pós-Colonialismos e Cidadania Global encontram-se habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas no âmbito da administração pública, de empresas, de associações e organizações não-governamentais, bem como instituições de ensino e investigação, na área da Sociologia, nomeadamente sobre temáticas relacionadas com questões pós-coloniais e de cidadania.

Prazo de candidatura para o ano letivo 2019/2020:
1.ª Fase: 4 de fevereiro a 29 de março de 2019
2.ª Fase: 1 de abril a 14 de junho de 2019

Este doutoramento é bienal.

Propina anual: 2.000€

Ministrado em parceria com: Centro de Estudos Sociais (CES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.