Multimédia

FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FEUP
ID:
ME
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, s/n 4200-465 Porto FEUP   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos

O Mestrado em Multimédia está direcionado para a formação de um conjunto de profissionais que aliam uma elevada capacidade criativa com uma forte base tecnológica para resolver os desafios que se deparam às empresas num mercado global cada vez mais competitivo.
Visa alcançar os seguintes objetivos:

  • Proporcionar formação científica e tecnológica de base sólida, fundamental como suporte a uma prática profissional de excelência nas áreas científicas das Ciências da Comunicação, das Artes Visuais, da Economia e Gestão, da Tecnologia da Comunicação, da Educação e da Tecnologia Musical.
  • Proporcionar formação profissional sólida que permita a conceção, projeto e realização de produtos, processos e serviços, tendo como base a Tecnologia Multimédia, dando a possibilidade de especialização desta formação em quatro áreas principais: Tecnologias, Cultura e Artes, Educação, Música Interativa e Design de Som.
  • Fomentar o desenvolvimento de competências não-técnicas, como o desenvolvimento das capacidades e atitudes criativa, crítica, trabalho em equipa e liderança.
  • Fomentar a aquisição do espírito empreendedor e de iniciativa, avaliação de riscos e aproveitamento de oportunidades de forma criativa.

Este Mestrado é promovido pelas cinco Faculdades e organizado segundo os princípios expressos dos Acordos do Processo de Bolonha e tendo em consideração quer os objetivos globais quer as alterações pedagógicas dele decorrentes. Cria ofertas de formação específica para uma base alargada de captação, oferecendo quatro perfis de especialização para a aquisição das seguintes competências:

  • Cultura e Artes: Capacidade de compreender as articulações dos media contemporâneos, das tecnologias da informação e do design para a produção cultural e artística, reconhecendo espaços de oportunidade para o desenvolvimento de novas práticas, metodologias ou media.
  • Educação: Capacidade para a compreensão das tecnologias da informação e do design para a produção de materiais multimédia para aplicação em contextos educativos e na utilização de meios avançados de comunicação para a dinamização de comunidades de aprendizagem.
  • Música Interativa e Design de Som: Capacidade de desenvolver trabalho avançado na área de sistemas musicais interativos, incluindo desenho, criação, e operação destes sistemas em vários contextos de aplicação, incluindo (mas não limitado a) jogos, instalações interativas, e outras aplicações. Capacidade de desenvolver trabalho avançado na área de design de som para cinema, ou outros suportes audiovisuais, e jogos digitais.
  • Tecnologias: Capacidade de projetar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes.

Este mestrado tem por objetivo criar competências nos novos media, potenciando quer a cultura assimilada por cada aluno, no seu primeiro ciclo, quer a partilha de culturas distintas entre os elementos de equipas de trabalho, constituídas no âmbito de disciplinas e de workshops.
A prossecução por um mestrado com a configuração apresentada também se revela a mais adequada no que toca à realização de dissertações e de investigação multidisciplinares e interdisciplinares, dada a existência de um corpo docente composto por elementos das cinco faculdades.

 

Saídas Profissionais

O Mestrado em Multimédia proporciona um conjunto alargado de saídas profissionais relacionadas com os Media Digitais onde se procure uma formação profissional sólida para a conceção, projeto e realização de produtos, processos ou serviços, tendo como base a Tecnologia Multimédia.
Em particular este mestrado abre portas para carreiras em áreas emergentes como:

  • Transmedia storytelling
  • User experience design
  • Interactive media
  • Digital (Serious) games
  • Virtual and Augmented reality
  • Mobile and ubiquitous Computing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.