Matemática Financeira

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISCTE-IUL | IBS
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Matemática Financeira, organizado conjuntamente pela ISCTE Business School e pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, visa a formação avançada de quadros na área dos processos estocásticos aplicados às Finanças.

A teoria financeira tem-se tornado cada vez mais quantitativa. Paralelamente, as instituições financeiras (bancos, seguradoras, fundos de investimento, fundos de pensões, corretores e outras instituições) têm demonstrado uma crescente procura de recursos humanos com forte apetência quantitativa e sólida formação na área financeira, para o exercício de funções nas áreas de gestão de riscos financeiros, inovação financeira e avaliação de instrumentos financeiros.

O mestrado em Matemática Financeira tem por objectivo suprir o actual défice de formação quantitativa na área dos mercados financeiros, e destina-se, sobretudo, a licenciados nas áreas de Matemática, Física ou Engenharia que pretendam prosseguir uma carreira profissional ou de investigação na área das Finanças quantitativas. Candidaturas oriundas de licenciados nas áreas de Finanças, Economia ou Gestão serão também consideradas desde que a apreciação curricular do candidato evidencie uma forte apetência pela matemática. Muito embora a língua de ensino do mestrado seja o Português, as aulas são leccionadas em Inglês sempre que existam alunos ou professores estrangeiros.

O Mestrado em Matemática Financeira tem o apoio do Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais (CMAF) da Universidade de Lisboa.

Pós-Laboral

 

Objetivos

O Mestrado em Matemática Financeira visa a formação avançada de quadros na área dos processos estocásticos aplicados às Finanças e tem como objetivos gerais:

  • Desenvolver competências especializadas na avaliação de instrumentos financeiros complexos, tais como os derivados financeiros;
  • Desenvolver competências especializadas na modelização e quantificação de riscos financeiros relevantes para os setores da banca e seguros;
  • Dotar os alunos com metodologias, procedimentos e técnicas de investigação que lhes permitam desenvolver o seu projeto de investigação com um elevado grau de autonomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *