Literatura

UEvora logo institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UÉvora | ECS
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Escola de Ciências Sociais - Colégio do Espírito Santo Largo dos Colegiais, 2 Apartado 94 - 7002-554 Évora   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Literatura propõe-se a oferecer um complemento de formação científica a licenciados em Letras assim como a todos os interessados em Literatura oriundos de outras áreas de estudo. A sua estrutura subdivide-se em duas áreas de especialização que, apesar de complementares, desenvolvem competências específicas, facultando um alargamento de horizontes em determinadas especializações da Literatura e privilegiando a interdisciplinaridade na área da Ciências Sociais e Humanas.

A especialização em Estudos de Literatura Comparada consiste na prática do comparatismo e não se circunscreve a um período cronológico específico. Entende-se, por isso, que o elemento central é o conceito de relação em torno do qual os outros elementos, métodos e campos nocionais se organizam. Atente-se, ainda, na enfatização de tal conceito, às consequências implicadas por toda a atividade comparatista em Literatura que consiste em estudar todo o objeto que pode ser considerado literário, colocando-o em relação com outros objetos de uma cultura.

A especialização de Criações Literárias Contemporâneas, a par de uma vertente epocal, centrada na contemporaneidade, organiza-se em torno do conceito de criação que, pelo seu caráter multifacetado, potencia profícuos diálogos interdisciplinares e articula várias áreas do saber tradicionalmente distantes. A criação será, então, o centro aglutinador, que aproxima a literatura de outras artes e até das ciências.

 

Saídas Profissionais

Ensino e investigação; relações editoriais; postos de trabalho na administração local, regional e nacional, nas áreas da Cultura; bibliotecas; atividades culturais e literárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.