Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Literatura propõe-se a oferecer um complemento de formação científica a licenciados em Letras assim como a todos os interessados em Literatura oriundos de outras áreas de estudo. A sua estrutura subdivide-se em duas áreas de especialização que, apesar de complementares, desenvolvem competências específicas, facultando um alargamento de horizontes em determinadas especializações da Literatura e privilegiando a interdisciplinaridade na área da Ciências Sociais e Humanas.
A especialização em Estudos de Literatura Comparada consiste na prática do comparatismo e não se circunscreve a um período cronológico específico. Entende-se, por isso, que o elemento central é o conceito de relação em torno do qual os outros elementos, métodos e campos nocionais se organizam. Atente-se, ainda, na enfatização de tal conceito, às consequências implicadas por toda a atividade comparatista em Literatura que consiste em estudar todo o objeto que pode ser considerado literário, colocando-o em relação com outros objetos de uma cultura.
A especialização de Criações Literárias Contemporâneas, a par de uma vertente epocal, centrada na contemporaneidade, organiza-se em torno do conceito de criação que, pelo seu caráter multifacetado, potencia profícuos diálogos interdisciplinares e articula várias áreas do saber tradicionalmente distantes. A criação será, então, o centro aglutinador, que aproxima a literatura de outras artes e até das ciências.