Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital

ULP logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Porto
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

R. de Augusto Rosa 24, 4000-098 Porto   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital centra-se nas questões prementes da sociedade mediatizada sobre as literacias digitais, críticas, transversais, sob o ponto de vista mediático, mas também cívico, tanto mais que atualmente as questões da cidadania estão inegavelmente ligadas à educação para os media.
Tendo por base uma visão Humanista do campo e seguindo as diretrizes da UNESCO sobre a Media and Information Literacy/Literacia dos Media e da Informação (MIL), este ciclo de estudos foi concebido para melhorar e especializar as competências de profissionais na área MIL, criar novas competências profissionais acerca dos diversos temas contemplados no plano de estudos e ainda permitir adquirir competências para ingressar na via de investigação. Para esse efeito, este curso prevê as modalidades de Projeto, Estágio ou Dissertação.

 

Objetivos

O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital tem como objetivo formar profissionais competentes na área da educação para os media, cruzando a área das Ciências da Comunicação com a Educação, sempre em articulação com o exercício da cidadania digital, com ligação aos processos críticos, à cidadania e à criatividade, em áreas de intervenção fundamentais na Europa e da sociedade global atuais.

Este mestrado visa dar resposta a uma necessidade de formar ao longo da vida na área da MIL, carência identificada por diversas identidades públicas nacionais e internacionais.
Pretende-se também proporcionar aos estudantes uma prática científica e profissional qualificada e especializada na comunicação focada na educação (crítica) para os media e potenciadora de práticas promotoras de literacias cívico-mediáticas.

 

Saídas Profissionais

O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital propõe-se a assegurar uma formação avançada complementar de perfis profissionais que adquirem conhecimentos e competências que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho ou alcançar mais oportunidades de emprego.
Tipo de empresas e instituições que poderão empregar os nossos estudantes: Provedores de conteúdo na Web; Empresas de media; Empresas jornalísticas; Empresas de software liberando Web rastreadores e navegadores; ONGs; Serviços públicos (como municípios, entidades governamentais e organizações); Empresas ligadas aos media; Organizações políticas; Instituições de ensino obrigatório; Universidades; Redações de meios de comunicação social; Escolas; Instituições de ensino superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.