Linguística

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FLUL
ID:
DR
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

O doutoramento em Linguística da FLUL é um programa de estudos com condições ideais para quem quer fazer investigação sobre o português (e suas variedades dialetais, históricas e nacionais), quer tomando-o como foco único, quer numa perspetiva comparativa, teórica ou translinguística.

O doutoramento em Linguística da FLUL conta com o corpo docente diversificado, numeroso (mais de 30 professores e investigadores doutorados) e especializado do Departamento de Linguística Geral e Românica (DLGR). Está associado ao Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), centro de investigação no qual os doutorandos encontram as condições para o desenvolvimento dos seus projetos de investigação. Reconhecido internacionalmente, o CLUL tem produzido recursos linguísticos únicos para o conhecimento e estudo do português, acolhendo projetos de investigação em todos os domínios centrais da Linguística e em áreas novas e de interface com outros ramos do conhecimento.

Os doutorandos seguem planos de estudos individualizados, adaptados aos objetivos dos seus projetos de investigação e a necessidades de formação específicas, mas sempre em interação com a investigação “profissional” que se desenvolve no CLUL. O objetivo central do curso é, assim, o de proporcionar ao doutorando as condições adequadas ao desenvolvimento do seu projeto de investigação, acolhendo-o em equipas bem treinadas, e a vivenciar a cultura de investigação do CLUL. Para cumprir este objetivo, são possíveis a seguintes modalidades de construção do curso de doutoramento (parte curricular):

  • Realização de um conjunto de unidades curriculares dirigidas ao aprofundamento da formação científica dos doutorandos, com a duração de 4 semestres e uma carga de trabalho correspondente a 120 ECTS, que podem ser realizadas na FLUL e/ou em outra universidade nacional ou estrangeira.
  • Substituição de unidades curriculares por participação em projetos de investigação reconhecidos pela comissão científica do DLGR ou por realização de um plano de trabalhos com supervisão. Estas exceções carecem da aprovação da comissão científica do DLGR e poderão ser requeridas pelo candidato mediante parecer favorável e fundamentado do(s) orientador(es).

O curso de doutoramento (4 semestres iniciais) termina com a submissão do projeto de tese do doutorando ou de trabalho com formato de capítulo(s) devidamente enquadrado(s) no plano geral da tese; o documento entregue será discutido e avaliado em prova a realizar no final do 2º ano do curso de doutoramento (final do 4º semestre).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook