Imagem Médica e Radioterapia

eduportugal cespu essva eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
CESPU | ESSVA
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua José António Vidal, 81 4760-409 Vila Nova de Famalicão | Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia tem a duração de 4 anos letivos (8 semestres) num total de 240 ECTS. Tem por objetivo formar profissionais com conhecimentos, aptidões e competências para um desempenho profissional de excelência, nomeadamente no âmbito das atividades praticadas nas diferentes áreas imagiológicas e terapêuticas da Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. Este ciclo de estudos confere um acesso à profissão semelhante ao registado noutros países europeus (nível 6 do quadro europeu de qualificações), facto que permite ao profissional exercer no espaço europeu e mundial.

O curso de Imagem Médica e Radioterapia ministrado na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave está estruturado com diferentes unidades curriculares, semestrais e ou anuais, com modalidades pedagógicas teóricas, teórico-práticas, práticas laboratoriais e ensino clínico. O ensino teórico e o ensino clínico articulam-se no tempo, para que o segundo se desenvolva o mais próximo possível da componente teórica que lhe corresponde.

Este ciclo de estudos confere competências aos futuros diplomados para, com elevado conhecimento em proteção contra as radiações ionizantes, dosimetria e controlo de qualidade. Estes profissionais estarão aptos para realizar funções em todas as valências de Radiologia Convencional, Tomografia Computorizada, Ressonância Magnética, Mamografia, Osteodensitometria, Ultrassonografia, Radiologia de Intervenção, Tomografia de Emissão de Positrões (PET) e Câmara Cama, participando ainda na identificação, avaliação e monitorização das doenças sistémicas, ósseas e dos tecidos moles.

O profissional de Imagem Médica e Radioterapia atua ainda no planeamento e na administração de radiação para o tratamento de doentes oncológicos, nomeadamente através da aplicação de técnicas de radioterapia. Para além da área de diagnóstico, intervém ao nível da prevenção, promoção da saúde, terapêutica, investigação, gestão e ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.