Instituições de Ensino:
Endereço
Rua do Telhal aos Olivais 8, 1950-396 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação
O ciclo de estudos em Imagem Médica e Radioterapia resulta da agregação das áreas de estudo de Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia.
As suas áreas científicas permitem o desenvolvimento de um conjunto de atividades no contexto do diagnóstico e da intervenção terapêutica de todo o organismo, através da realização de estudos no âmbito da imagiologia de diagnóstico, nomeadamente Radiologia Convencional, Tomografia Computorizada, Ressonância Magnética, Mamografia, Angiografia Digital, Osteodensitometria e Ecografia.
Nas áreas da radioterapia e da medicina nuclear realiza estudos na componente terapêutica, principalmente em oncologia, como Radiofarmácia, Medicina Nuclear Convencional, Tomografia de Emissões de Positrões, Hematologia Nuclear, Doseamentos de Radioimunoensaios e Radioterapia desenvolvendo diversas atividades terapêuticas.
Os estudantes do curso de Imagem Médica e Radioterapia obtêm o grau de licenciado com 4 anos de escolaridade, estando aptos a exercer as funções de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (área CNAEF: 725 – Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica).
Objetivos
- Promover a compreensão dos conceitos chave da física biomédica que sustentam o uso científico, efetivo, seguro e eficiente dos dispositivos médicos, e que suportam a prática da imagem médica e radioterapia.
- Apresentar a estrutura, função e metabolismo dos órgãos, células, tecidos e moléculas envolvidos nos mecanismos fisiológicos na saúde e na doença, para identificação e reconhecimento de alterações metabólicas e nos tecidos/ órgãos.
- Demonstrar a importância dos exames imagiológicos na prevenção, no diagnóstico e no prognóstico de doenças.
- Demonstrar a importância da radiação ionizante administrada localmente para controlo da evolução da doença.
- Fornecer ferramentas para a realização de exames de diagnóstico imagiológico e intervenção terapêutica com recurso a radiações.
- Desenvolver competências de comunicação e interação de forma eficaz com pacientes e outros profissionais de saúde.
- Promover atividades de investigação e redação de evidência científica.
- Garantir o desenvolvimento de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica com elevado grau de competência e no garante da segurança na realização da sua função.
- Desenvolver profissionais proficientes com elevado espírito crítico e capaz de executar funções de auditoria de serviços de saúde e clínica.
- Desenvolver competências de pró-atividade no garante da protecção e segurança radiológica.
Saídas Profissionais
- Unidades hospitalares públicas e privadas
- Clínicas privadas
- Centros de saúde
- Centros desportivos
- Laboratórios universitários
- Consultoria em entidades seguradoras
- Empresas de Eletromedicina
- Indústria Farmacêutica
- Centros de ensino e de investigação