História e Filosofia da Ciência

UEvora logo institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UÉvora | IIFA
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Instituto de Investigação e Formação Avançada - Universidade de Évora, Palácio do Vimioso Largo Marquês de Marialva Apart. 94 7002 - 554 Évora   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

O Doutoramento em História e Filosofia da Ciência pretende motivar o desenvolvimento de competências, aptidões e métodos avançados de investigação no domínio científico da História e Filosofia da Ciência, permitindo uma especialização em Museologia com clara relevância para o campo de coleções e de património cultural.

No quadro do conhecimento histórico, filosófico e científico atual, a História e Filosofia da Ciência vem suscitando um interesse crescente, quer no âmbito estritamente académico quer ainda nos meios mais diversos da nossa sociedade, com relevância para o político, económico e cultural, cujas decisões são fortemente influenciadas e condicionadas pelo desenvolvimento técnico-científico. Muitos decisores têm necessidade de conhecer, nas suas implicações transdisciplinares, a origem deste saber, o seu percurso histórico, a sua relação com o contexto sócio-económico-cultural em que foram gerados e em que atuam.

O programa é enquadrado por uma unidade de investigação FCT, classificada como Muito Bom, o IHC, Polo da Universidade de Évora – Grupo de Investigação CIÊNCIA, IHC-CEHFCi-U. E, complementado pelo enquadramento e apoio científico de CIDEHUS-UE. ESte programa lida diretametne com proejtos em curso por parte das unidades e de infraestruturas de investigação locadas nas Unuversidade.

 

Saídas Profissionais

Neste doutoramento promove-se a investigação em História da Ciência, com marcas interdisciplinares para história e filosofia da ciência, tecnologia e cultura científica. Deve ser realçado que os seus objetivos poderão ter aplicações muito estratégicas nas áreas seguintes: educação e cultura científica, divulgação científica e tecnológica / coleções e museologia/património cultural científico, políticas educativas, desenvolvimento cultural local e regional, com uma visão transnacional europeia e global e decisão empresarial em matéria técnico-científica. Os doutorados poderão ser inseridos profissionalmente em instituições ou redes de programação de cultura e ciência, públicas e privadas podendo assumir um papel relevante de mediação cultural e política entre produção de conhecimento e a sua disseminação na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.