História da Arte

UEvora logo institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UÉvora | IIFA
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Instituto de Investigação e Formação Avançada - Universidade de Évora, Palácio do Vimioso Largo Marquês de Marialva Apart. 94 7002 - 554 Évora   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

Visa atribuir competências, conhecimentos e métodos de investigação científica de nível avançado, atualizados e em linha com os padrões de exigência internacionais. Analisar, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas em História da Arte, em domínios da sua aplicação cultural, artística e patrimonial, social ou em domínios interdisciplinares afins.

Compreender sistemática e aprofundadamente o domínio científico da História da Arte, da Cultura Visual e do património artístico e visual, nomeadamente através de um conhecimento alargado e atualizado das suas metodologias e principais perspetivas teóricas, dos seus conceitos e métodos de investigação. Desenvolver, com domínio operatório e reflexão crítica, competências e aptidões de investigação.

Conceber, projetar e realizar trabalhos de investigação de acordo com parâmetros exigentes de qualidade e integridade académicas. Contribuir, para o alargamento das fronteiras do conhecimento na área cultural e científica da História da Arte, em articulação com o conhecimento do património artístico e cultural, sobre fenómenos sociais, institucionais, artísticos, culturais e religiosos, e tecnológicos.

Comunicar, oralmente e por escrito, com os seus pares, com a restante comunidade académica e com a sociedade em geral, as principais problemáticas, na atualidade, deste domínio disciplinar. Divulgar de forma clara e sistemática os fundamentos, os procedimentos e as conclusões de investigações e análises. Promover, em contexto académico e/ou profissional, progressos de carácter socioinstitucional, patrimonial e cultural.

 

Saídas Profissionais

Instituições de Ensino Superior, Politécnico e Secundário; Câmaras Municipais; Direção Geral do Património; Direções Regionais do Património; IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana; Direções Regionais da Cultura; Centros de Investigação; Jornais e revistas das áreas das artes e cultura; Museus; Organismos e Serviços de Turismo; Galerias de Arte; Editoras; Gabinetes e Empresas de Arqueologia; Gabinetes e Ateliers de Arquitetura; Gabinetes de Gestão Patrimonial; Gabinetes de Gestão Cultural; Gestão de Coleções públicas e privadas; Organização de exposições e de eventos culturais; Publicidade e Cinema; Gabinetes e Serviços de Imagem; Gabinetes e Serviços de Comunicação; Direção Artística; Oficinas e Laboratórios de Conservação e Restauro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.