Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
- Promover a excelência do ensino e da investigação na área da História, nacional e internacional;
- Estimular uma busca permanente da inovação e da criatividade;
- Promover percursos de investigação científica e de produção de conhecimento em consonância com os novos desafios colocados às humanidades pela agenda 2020;
- Fomentar a problematização e o aprofundar do conhecimento em diferentes áreas de especialização (epocais ou trans-epocais; à escala local/regional, nacional ou internacional)
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e interdisciplinar em diferentes âmbitos temáticos;
- Reflexão sobre problemáticas, conceitos e modelos teóricos interpretativos em diálogo inter e transdisciplinar com outras Ciências Sociais e Humanas;
- Estimular a autoaprendizagem e autonomia para a construção do conhecimento e elaboração de trabalhos conducentes à tese de doutoramento;
- Produção de conhecimento histórico relevante para a preservação da memória e sustentabilidade da sociedade.
Saídas Profissionais
Os Doutores em História ficam habilitados a desenvolver atividades nas áreas cultural e patrimonial, podendo desempenhar funções de assessoria cultural em diversas instituições, públicas e privadas. A formação adquirida tem validade no mundo empresarial contemporâneo, na produção de conteúdos históricos (filmes e jogos multimédia), na recriação de eventos históricos, na produção de informação para projetos de desenvolvimento em património e turismo. Concede preparação imprescindível para carreiras docentes universitárias e de investigação, permitindo a renovação do corpo docente no ensino superior e a melhoria dos níveis de qualificação da população ativa.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
- Conhecimento das mais recentes tendências historiográficas, nacionais e internacionais, sobre a história medieval, moderna e contemporânea.
- Identificação dos principais campos da agenda historiográfica atual.
- Alargada cultura histórica e consequente aptidão para captar a complexidade das sociedades e das culturas (das épocas medieval, moderna e contemporânea).
- Domínio das problemáticas, das conceptualizações e das metodologias inerentes à pesquisa de novos objetos historiográficos.
- Competência face aos desafios colocados pelas novas metodologias, os novos documentos tecnológicos e a virtualização dos arquivos.
- Capacidade de expor, com clareza, ao nível da oralidade e da escrita, os resultados da investigação, nomeadamente a competência de editar fontes e elaborar textos historiográficos de acordo com as normas científicas históricas.
- Consolidação de competências e reforço de autonomia na investigação e na construção do texto histórico.