Governação, Conhecimento e Inovação

DOWNLOAD PROCHURE

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Coimbra | FEUC
ID:
DR
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Dias da Silva 165 3004-512 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Objetivos do Curso

O DGCI tem por objetivo desenvolver novos conhecimentos e competências de investigação e de análise crítica dos doutorandos sobre um conjunto de temas centrais na governação das sociedades e das economias contemporâneas.
A noção de que a governação se tornou extraordinariamente complexa e é um processo multidimensional que mobiliza vários mecanismos de coordenação – Estado, mercado, comunidade, redes, conhecimento, empresas e hierarquias empresariais – é aqui de importância central. Estas interações são analisadas com duas diferentes abordagens (dois perfis do programa): a produção, circulação e utilização de conhecimentos e a dinâmica institucional da economia e das políticas públicas; e a análise dos processos de co-produção entre conhecimento, tecnologia e sociedade, dos seus impactos e do modo como diferentes modos de governação contribuem para identificar estes processos e mitigar os seus impactos. Procura-se um diálogo enriquecedor entre as duas abordagens, com seminários comuns, e valorizam-se novas relações disciplinares e formas inovadoras de produção de saberes nas disciplinas.

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes irão desenvolver competências de análise de políticas públicas, em dois grandes campos. Por um lado, os estudantes desenvolvem competências para a análise das instituições e da sua relação com a evolução económica, identificando economias políticas e as suas variedades institucionais e discutindo problemas da incerteza, dos custos de transação ou da abordagem contratualista, bem como as diferentes formas de governação subjacentes e correspondente relação entre atores. Por outro lado, os estudantes desenvolvem capacidades de análise crítica dos processos de co-produção de conhecimento e sociedade, e dos seus impactos, em particular no contexto de controvérsias socio-técnicas, identificando os discursos dominantes e alternativos e diferentes formas de conhecimento. Os estudantes irão adquirir ferramentas de avaliação de políticas públicas, mapeamento de controvérsias e de dinamização de formas de participação pública e irão desenvolver competências avançadas de trabalho interdisciplinar.

 

Saídas Profissionais

Os/As doutorados/as em Governação, Conhecimento e Inovação encontram-se habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas no âmbito da administração pública, de empresas, de associações e organizações não-governamentais, bem como instituições de ensino e investigação, na área da Economia ou da Sociologia, nomeadamente sobre políticas de governação económica, conhecimento, inovação e de participação cidadã.

 

Curso bienal | Não abre edição em 2019-2020

Propina anual: 2.000€

Ministrado em parceria com: Centro de Estudos Sociais (CES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.