Gestão Sustentável do Ciclo Urbano da Água

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DEC
ID:
ME
CREDITOS:
90

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos do Curso

O curso pretende criar uma oferta formativa na área da Engenharia Sanitária,. É vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados nos domínios específicos da hidráulica urbana e da sua ligação com a saúde pública.
Estas duas temáticas apresentam, uma forte ligação a várias outras, relacionadas com a operação, conservação e reabilitação das infraestruturas dos sistemas hidráulicos urbanos, com a gestão da água e sustentabilidade dos sistemas dos serviços de água. Pretende-se, com este curso, dotar os alunos de conhecimentos teóricos avançados, que sejam úteis do ponto de vista da sua aplicação prática e que constituam uma mais-valia significativa em relação aos conteúdos tradicionalmente lecionados em cursos de mestrado integrado. Pretende-se ainda transmitir, conhecimentos avançados nos tópicos da modelação, da gestão, operação e manutenção de infraestruturas e equipamentos e dos processos e tecnologias de tratamento de águas.

 

Saídas Profissionais

Sendo um Mestrado de Formação Avançada, espera-se que a maioria dos alunos que frequentam o curso estejam já no mercado de trabalho, pelo que a sua perspetiva não será preferencialmente a de uma nova saída profissional, mas sim a de valorização e atualização dos conhecimentos de modo a de potenciar a própria competitividade na sua área específica de atuação. Face ao expectável incremento da gestão sustentável das infraestruturas do ciclo urbano da água, resultante do projeto e construção de novos sistemas de abastecimento de água e saneamento, espera-se que a formação destes estudantes represente uma aposta na qualificação do capital humano com atividade neste setor. Esta mudança de paradigma exige uma formação contínua e avançada, quer dos técnicos das entidades gestoras e empresas de serviços de águas, quer das entidades financiadoras e seguradoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.