Instituições de Ensino:
Endereço
Estr. da Penha 139, 8005-139 Faro Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
A diversidade da utilização partilhada dos espaços marinhos e costeiros e a exploração dos recursos vivos e não vivos perante o aumento demográfico, os interesses económicos e as necessidades energéticas, colocam novos desafios científicos e tecnológicos, exigem ferramentas de gestão adequadas e apelam à formação multidisciplinar de diplomados nos vários níveis da educação, dotados da capacidade de gestão integrada do mar e da costa.
O curso de Gestão Marinha e Costeira organiza-se em torno de quatro temas de formação científico-tecnológica fundamentais para a gestão integrada do mar e da costa:
- Conhecimento dos processos marinhos e costeiros;
- Técnicas de aquisição e processamento de dados;
- Exploração sustentável dos recursos do oceano e das zonas costeiras e;
- O Homem e o mar.
O Curso fornece formação similar à de outras universidades europeias no âmbito da gestão do mar e da costa. A internacionalização será fomentada através de parcerias com instituições estrangeiras e os estudantes serão encorajados a candidatarem-se a bolsas de mobilidade. A Universidade do Algarve integra o consórcio CEIMAR (Campus de Excelência Internacional do Mar) com sede na Universidade de Cádis.
Objetivos
O curso de Gestão Marinha e Costeira identifica o Mar como entidade fundamental na regulação do clima, no acolhimento de elevada biodiversidade e, simultaneamente geradora de riqueza, cultura e bem-estar.
É objetivo geral do Curso capacitar os diplomados para gerir de modo sustentável as diversas atividades que se relacionam com o mar.
Saídas Profissionais
> Empresa de identificação e exploração de recursos vivos, não vivos e energéticos;
> Empresa de assessoria e peritagem relacionada com a exploração e ocupação do mar e das zonas costeiras, nomeadamente conflitos sociais;
> Empresa fornecedora de serviços que exija a utilização de tecnologias de observação quer remota quer direta;
> Empresa de turismo náutico e costeiro;
> Empresa para monitorizar, acompanhar e propor medidas de remediação no que diz respeito à qualidade da água e do substrato sedimentar;
> Empresa de desenvolvimento, fornecimento e distribuição de material de monitorização ambiental quer de campo quer de laboratório;
> Edição ou colaboração em publicações relacionadas com as diversas vertentes do mar e das zonas costeiras.
Para além do auto emprego acima exemplificado, existe um vasto conjunto de empresas privadas (com tendência para aumentar), atuantes nas áreas energéticas, dos transportes, da identificação e exploração de recursos, do ordenamento dos espaços marítimos e do estudo de impacte ambiental, que absorverão diplomados em Gestão Marinha e Costeira. De referir que estas hipóteses de emprego não se esgotam no espaço nacional.
Ainda, vários organismos públicos nacionais e estrangeiros responsáveis pela definição das políticas para o mar e orlas costeiras são potenciais empregadores para os diplomados em Gestão Marinha e Costeira.