Geografia

UEvora logo institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UÉvora | ECT
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Escola de Ciências e Tecnologia Universidade de Évora - Colégio Luis António Verney, Rua Romão Ramalho, nº59 7000-671 - Évora   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A licenciatura em Geografia promove uma formação abrangente e sólida, de um ponto de vista técnico e científico, que articula as ciências sociais e as ciências da terra, a sociedade e o ambiente. A sua natureza interdisciplinar permite dotar os estudantes de vastos conhecimentos e competências, tornando-os capazes de manejar instrumentos de análise indispensáveis para o desenho de políticas públicas de base territorial, para a construção de uma cidadania mais esclarecida e de uma visão mais integrada do Planeta que, a várias escalas, permita compreender a interligação de fenómenos e processos naturais e humanos.

Baseia-se em metodologias de aprendizagem ativas, desenvolvendo o pensamento crítico, a resolução de problemas e a capacidade de trabalho autónomo dos estudantes, tanto individualmente como em grupo, sendo altamente valorizadas as experiências de trabalho de campo em diferentes contextos, bem como o recurso aos Sistemas de Informação Geográfica. Assim, esta formação apresenta um carácter eminentemente aplicado.

O corpo docente procura incentivar o envolvimento dos estudantes, sobretudo no último ano do curso, nas diversas atividades desenvolvidas em centros de investigação científica de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente. Ao fazê-lo, abrem-se oportunidades de emprego, mas também se criam condições para uma maior especialização e para a continuidade dos estudos ao nível pós-graduado. A relação de proximidade que se estabelece entre docentes e estudantes da licenciatura em Geografia é um dos traços mais distintivos e originais desta formação.

 

Saídas Profissionais

Quadros Técnicos Superiores integrando equipas pluridisciplinares nas Autarquias, nos Ministérios, nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e nas Associações de Desenvolvimento Local;

Executores de Planos, Projetos e Estudos sobre fenómenos e processos de natureza territorial;

Coordenadores de Estudos de Desenvolvimento Local, Cartografia e SIG;

Consultores de Gabinetes Privados vocacionados para a Produção e Avaliação de Projetos;

Investigadores em Centros de I&D e Universidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.