Gamification

Islagaia Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISLA Gaia
ID:
PG
CREDITOS:
24 - 212h

Instituições de Ensino:

Endereço

R. do Cabo Borges 55, 4430-646 Vila Nova de Gaia   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A Pós-Graduação em Gamification vem dar resposta ao crescente interesse pela academia, gestores e empresas sobre a importância de incorporar gamification nos seus processos internos e externos.

A gamification tem revelado extraordinários contributos, por exemplo, para o aumento da motivação e comprometimento dos colaboradores com a organização e/ou projetos, para a alteração de comportamentos, resolução de problemas, inovação e desenvolvimento de produtos e soluções, entre outros exemplos em variados contextos.

Consensualmente, a gamification é definida pela utilização de design de jogos, pensamento e elementos de jogos em contextos de não jogo.

Nesse sentido, apesar do crescente interesse, existe ainda um amplo desconhecimento e uma ineficiente utilização do conceito. Em resposta, é preciso dotar os profissionais de conhecimentos e competências adequadas em gamification e matérias relacionadas para potenciar negócios e ideias disruptivas.

Na verdade, a amplitude de aplicação da gamification é vasta e necessária pelo que este curso vem responder a necessidades emergentes de empresários e líderes que auguram por novas ferramentas que ponham em evidência os resultados e, sobretudo as pessoas.

Em resposta a esse objetivo, a Pós-graduação em gamification incorpora conceitos teóricos e um cariz iminentemente prático onde se utilizará casos de estudo e exemplos práticos, de modo a facilitar a aprendizagem, motivar a descoberta e contribuir para a inovação e gestão. Na mesma linha de pensamento, a presente Pós graduação incorpora várias áreas ‘tocadas’ pelas gamification, como a inovação, design, jogos digitais, jogos sérios, advergames, mas também as áreas da estratégia, empreendedorismo, marketing internacional e projetos de investimento, com o objetivo de fornecer uma maior abrangência sobre o campo de aplicação em contextos de trabalho, o que pode abrir vastas possibilidades de aplicação, como seja para o cliente interno e externo e/ou para as comunidades, nomeadamente a alteração de comportamentos.

O programa inclui, assim, para além da teoria, práticas colaborativas, seminários e aulas práticas (por exemplo, board games para fins de gestão), de modo a promover o trabalho colaborativo e multidisciplinar, fomentar a criatividade e inovação, e alavancar características e competências necessárias em contextos de transformação e disrupção, como os atuais. É assim esperado que no final do programa os estudantes possam apresentar uma proposta de solução gamificada enquadrada num projeto de investimento.

Finalmente, o programa beneficia de um corpo docente de excelência que reúne experiência académica e profissional, nas áreas da estratégia, investimento e gamification conferindo uma qualidade ímpar ao primeiro curso de pós graduação em gamification.

Os convidados para os seminários apresentam uma qualidade ímpar, são conhecedores exímios das áreas onde atuam e são uma forte mais valia deste programa. Deste modo, é esperado que  os participantes adquiriram os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projetos nas organizações onde colaboram ou, a título individual e empreendedor possam inovar e desenvolver soluções com recurso a gamification que se traduza em valor acrescentado para o mercado.

 

Objetivos

Este curso cobre um leque alargado de objetivos, na medida em que influi o comportamento humano e a qualidade de gestão, em geral.

Elencam-se três dos principais objetivos:

  • Possibilitar a aquisição de conhecimentos e competências na área da gamification em diferentes contextos, quer a nível interno (ex., colaboradores) quer numa perspetiva externa (ex., clientes e comunidades).
  • Fomentar e apoiar a inovação e desenvolvimento de novas soluções com recurso à gamification, em diversas áreas de negócio, tais como: marketing, inovação, saúde, bem estar, turismo, gestão, sustentabilidade, entre muitas outras áreas passíveis de aplicação e desenvolvimento de soluções de gamification.
  • Facultar conhecimento teórico e prático que promova a utilização de melhores práticas de gestão, pensamento crítico, inovação e criatividade, em prol de um aumento da competitividade das empresas e dos respetivos profissionais.

Em resumo, é esperado que a aquisição de competências, nesta área da gamification, permita aos profissionais atuais e futuros, um melhor desempenho em funções de direção e coordenação de projetos de gamification seja orientados para o cliente interno, cliente externo ou comunidades. Last but not least, é expectável que os participantes possam apresentar no final do programa um projeto de uma solução inovadora com recurso à gamification para impactar organizações e os negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.